IFBaiano Campus Guanambi: Centro de Excelência nos Cultivos do Umbuzeiro, Bananeira, Palma Forrageira e Fruticultura





O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano Campus Guanambi), localizado no distrito de Ceraíma, já existia desde 31 de julho de 1993, funcionando como a Escola Agrotécnica Antônio José Teixeira. Suas atividades iniciaram com o curso Técnico em Agropecuária, em 1995. Atualmente, encontra-se vinculada à  Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e compõe o Sistema Nacional de Educação Tecnológica.

Inicialmente, a Escola visava apenas à formação de ní­vel médio. Com a expansão das Redes Federais de Ensino Profissional e Tecnológico e a transformação das Escolas Agrotécnicas em Instituto, foi possível oferecer cursos de ní­vel superior. De nível médio, são oferecidos os cursos Técnicos em Agricultura, em Zootecnia, em Agropecuária, em Agroindústria e em Informática. De nível superior, os cursos são Licenciatura em Quí­mica, Tecnologia em Agroindústria e Bacharelado em Agronomia.










Bacharelado em Engenharia Agronômica

O curso superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica oferecido pelo IF Baiano – Campus Guanambi conta atualmente com diversos professores e profissionais com doutorado, mestrado e especialistas. O Campus possui uma estrutura física com áreas de cultivo e experimentação, denominadas de Laboratórios Didáticos, de diversas Culturas Agrícolas de interesse regional.
A TV Latinha visitou a sede do Curso de Mestrado Profissional em Produção Vegetal do Semiárido e fomos recepcionados pelos Professores Sérgio Luiz Rodrigues Donato e João Abel da Silva e com as importantes presenças do agrônomo Adalgísio Lelis e Toninho Lélis da Codevasf.

Foi uma verdadeira aula de conhecimento teórico e prático de agronomia, pois visitamos os campos experimentais de cultivo de bananeira, umbuzeiro e palma forrageira, bem como a Estação Meteorológica, Laboratório Didático – Banco Germoplama de Umbuzeiro e as áreas de cultivo de manga, maracujá, abacaxi, mamona, algodão, feijão, sorgo e mandioca. Também  conhecemos os aspectos teóricos e práticos da agricultura irrigada e de sequeiro.
Hoje, 27 anos depois da criação da instituição, o IFBaiano Campus Guanambi é uma referência nacional e internacional em formação acadêmica com excelente conceituação na área de agronomia e outras áreas, destacando-se com mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas e fóruns da área de agronomia, livros e outros periódicos.   

Umbuzeiro: a fruteira da Caatinga

(Parceria IFBaiano, EPAMIG e EMBRAPA)























O Laboratório Didático – Banco Germoplama de Umbuzeiro abriga experimentos de diversas variedades de umbuzeiros, sendo um importante campo experimental avançado no conhecimento de uma planta de grande importância socioeconômica para o semiárido brasileiro e regional.
O laboratório abriga mais de 200 umbuzeiros com experiências de variedades de várias cidades da Bahia (Guanambi, Anagé, Macaúbas, Pindaí, Santana, Brumado e São Gabriel ) e de Minas Gerais (Porteirinha, Monte Azul, Mamonas, Janaúba e Januária).

Cultivo da bananeira














O campo experimental e as diversas pesquisas desenvolvidas pelo IFBaiano têm-se direcionado à produção de bananais irrigados por microaspersão e gotejamento, melhorando a produtividade, com uso racional da água, bem como a qualidade do fruto, por meio da adoção de tecnologias corretas de cultivo em cada condição.

Cultivo e utilização da palma forrageira 


















A palma forrageira é cultivada principalmente em sistema de sequeiro, porém exige a adoção de um mínimo de tecnologia para apresentar bom rendimento e qualidade. O campo experimental do IFBaiano estuda a implantação da palma forrageira com baixa demanda de água e com boas práticas de manejo, alta produtividade sob déficit hídrico, eficiência de uso de água e incremento proteico por meio de adubação. A palma é um importante alimento para o semiárido, que, associado a uma fonte de fibra, ameniza o problema nutricional dos rebanhos durante a estiagem. 

Campos experimentais de fruticulturas e outras produções agrícolas 




























Parabéns ao IFBaiano Campus Guanambi pelo trabalho de excelência do curso de agronomia e os professores Sérgio Luiz Rodrigues Donato, João Abel da Silva, Paulo Emílio Rodrigues Donato, Marcelo Rocha dos Santos, Alessandro de Magalhães Arantes, Carlos Elízio Cotrim, Marcelo Fialho de Moura, Pedro Rocha Marques, Maria do Socorro Mercês, a direção do instituto,  funcionários, estudantes e demais profissionais das diversas áreas e cursos.
Fonte: Informe Agropecuário Nº 296, 307 e 288.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão