Lançamento do livro de ZÉ DIRCEU em Guanambi


 
 

No dia 16, no auditório da Uneb Campus Guanambi, aconteceu o lançamento do livro “ZÉ DIRCEU Memórias I” do ex-ministro da Casa Civil do Governo Lula. 

O auditório estava lotado e a expectativa do público foi conhecer a história brasileira dos últimos 50 anos e a trajetória de vida de Zé Dirceu, bem como a análise da conjuntura política do Brasil.

A mesa do evento foi coordenada pelo ex-presidente do PT de Guanambi, Dori Lobo, e contou com as presenças de Zé Dirceu, Jonas Paulo - Dirigente Nacional do PT, Valda do ACS - Presidenta do PT de Guanambi, Dr. Gimmy - ex-Prefeito de Malhada e Chica do PT - ex-Prefeita de Carinhanha. O evento contou também com as presenças de diversas lideranças políticas e comunitárias de Guanambi e região. 

O ex-ministro Zé Dirceu iniciou a palestra fazendo uma homenagem ao companheiro João Leonardo Rocha, que foi assassinado pela ditadura militar em Palmas de Monte Alto, relatando à perseguição sofrida pelo militante da esquerda e a sua passagem por Guanambi. Destacou o trabalho da TV Latinha no resgate da memória de João Leonardo.





Zé Dirceu e a análise da conjuntura política do Brasil

O principal foco da palestra de Zé Dirceu foi o cenário político do país e do governo Bolsanaro. Para Zé Dirceu, o governo tem uma face autoritária e antidemocrática e ameaça as liberdades democráticas com um novo AI-5. Caracterizou o atual governo como militar-civil, que defende os interesses da elite financeira “É um verdadeiro consórcio militar-jurídico-político-financeiro-policial”, analisou.

Ao fazer uma análise do cenário político, Zé Dirceu destacou os importantes avanços sociais e de distribuição de renda dos governos Lula e Dilma. Falou também sobre a necessidade da união dos amplos setores democráticos e populares contra o avanço das ideias fascistas no Brasil.

Conclamou o público e a militância para participar ativamente da luta em defesa da democracia e da soberania nacional com a retomada das mobilizações nos bairros populares, nas escolas e nas ruas. 

Ele falou também sobre a regressão cultural e política do país, sua autobiografia, Lula, PT, mídia, história política do Brasil, Sérgio Moro, entre outros temas, destacando que a principal luta do povo brasileiro é a defesa da democracia e das liberdades democráticas. 

O evento foi finalizando, com uma noite de autógrafos do livro “ZÉ DIRCEU Memórias I”.  










 






 


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão