Lançamento do livro de ZÉ DIRCEU em Guanambi


 
 

No dia 16, no auditório da Uneb Campus Guanambi, aconteceu o lançamento do livro “ZÉ DIRCEU Memórias I” do ex-ministro da Casa Civil do Governo Lula. 

O auditório estava lotado e a expectativa do público foi conhecer a história brasileira dos últimos 50 anos e a trajetória de vida de Zé Dirceu, bem como a análise da conjuntura política do Brasil.

A mesa do evento foi coordenada pelo ex-presidente do PT de Guanambi, Dori Lobo, e contou com as presenças de Zé Dirceu, Jonas Paulo - Dirigente Nacional do PT, Valda do ACS - Presidenta do PT de Guanambi, Dr. Gimmy - ex-Prefeito de Malhada e Chica do PT - ex-Prefeita de Carinhanha. O evento contou também com as presenças de diversas lideranças políticas e comunitárias de Guanambi e região. 

O ex-ministro Zé Dirceu iniciou a palestra fazendo uma homenagem ao companheiro João Leonardo Rocha, que foi assassinado pela ditadura militar em Palmas de Monte Alto, relatando à perseguição sofrida pelo militante da esquerda e a sua passagem por Guanambi. Destacou o trabalho da TV Latinha no resgate da memória de João Leonardo.





Zé Dirceu e a análise da conjuntura política do Brasil

O principal foco da palestra de Zé Dirceu foi o cenário político do país e do governo Bolsanaro. Para Zé Dirceu, o governo tem uma face autoritária e antidemocrática e ameaça as liberdades democráticas com um novo AI-5. Caracterizou o atual governo como militar-civil, que defende os interesses da elite financeira “É um verdadeiro consórcio militar-jurídico-político-financeiro-policial”, analisou.

Ao fazer uma análise do cenário político, Zé Dirceu destacou os importantes avanços sociais e de distribuição de renda dos governos Lula e Dilma. Falou também sobre a necessidade da união dos amplos setores democráticos e populares contra o avanço das ideias fascistas no Brasil.

Conclamou o público e a militância para participar ativamente da luta em defesa da democracia e da soberania nacional com a retomada das mobilizações nos bairros populares, nas escolas e nas ruas. 

Ele falou também sobre a regressão cultural e política do país, sua autobiografia, Lula, PT, mídia, história política do Brasil, Sérgio Moro, entre outros temas, destacando que a principal luta do povo brasileiro é a defesa da democracia e das liberdades democráticas. 

O evento foi finalizando, com uma noite de autógrafos do livro “ZÉ DIRCEU Memórias I”.  










 






 


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia