Guanambi: Peixes sobrevivem meses sem água e são ameaçados de extinção



O diretor do Departamento de Meio Ambiente e Recursos hídricos, biólogo Lailton Câmara, representando a secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi, o conselheiro do CODEMA e professor do Centro Universitário UNIFG Dr. Gabriel Cotrim  e a coordenadora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos-INEMA Sara Alves , participaram na última semana do planejamento das ações de conservação dos peixes rivulídeos - PAN RIVULÍDEOS , representando o estado da Bahia e Guanambi como área prioritária na conservação dessas espécies de peixes ameaçadas de extinção. 

O PAN RIVULÍDEOS é coordenado pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMBio e conta com o apoio da WWF-Brasil. O evento foi realizado entre os dias 09 a 12 de dezembro e contou com a presença da coordenadora do CEPTA/ICMBio Isabel Boock e mais 54 representantes dos Estados onde ocorrem essas espécies. 

Os peixes das nuvens ou peixes rivulídeos, são peixes-anuais que vivem em áreas úmidas temporárias e seus ovos ficam embaixo da terra esperando a próxima chuva. No entanto, eles são parte da família de peixes continentais mais ameaçada do Brasil.

Em Guanambi, o projeto é coordenado pelo prof. Dr. Gabriel Cotrim, através do Observatório UniFG do SemiáridoNordestino.  Foi a parceria do Observatório UniFG e CEPTA/CMBio que possibilitou a identificação dos peixes revulídeos em Guanambi e seu entorno.

Pesquisa sobre os Peixes Rivulídeos: 

https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2019/10/estes-peixes-sobrevivem-meses-sem-agua-mas-podem-desaparecer







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão