Anísio Teixeira é homenageado na Escola Parque

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, no bairro de Caixa D'Água, foi palco, nesta terça-feira (17), de mais um ato em comemoração ao projeto '2020 - Ano Anísio Teixeira'. A Escola Parque foi um espaço criado e pensado pedagogicamente por Anísio Teixeira na aplicação de uma Educação Integral Pública cidadã e democrática. Participaram da cerimônia o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a comunidade escolar atendida na região.

"É uma responsabilidade muito grande estarmos resgatando esta nossa história. É uma concepção de educação de transformação do mundo, de um sistema que pensa na união das esferas federal, estadual e municipal. Além da Educação em Tempo Integral, em que acreditamos na metodologia pedagógica, Anísio Teixeira nos ensinou que a Educação se faz em regime de colaboração e que a escola tem que ter um ambiente que estimule o aprendizado", afirmou Jerônimo Rodrigues. 

Segundo o coordenador do projeto '2020 - Ano Anísio Teixeira', Naomar Almeida, esta homenagem encerra a primeira etapa das atividades. "Estamos chegando a este momento após realizarmos a primeira etapa da caravana, que iniciou o trabalho de resgatarmos o legado do educador Anísio Teixeira. No próximo ano, vamos continuar com atividades em toda a Bahia, culminando no seu aniversário de 120 anos, no dia 12 de julho", ressaltou.

Para a filha de Anísio, Ana Cristina Teixeira, conhecida como Babi, homenagear o pai na Escola Parque é uma honra para a família. "Este local é um verdadeiro monumento para a educação. Representa tudo aquilo que o meu pai lutava, que era a educação integral pública de qualidade, que promovesse cidadania. Então, é muito orgulho estar neste momento", disse.

Foto: Claudionor Jr
(Foto: Claudionor Jr)

A programação incluiu apresentações culturais; lançamento do livro 'Menino Movimento'; e mesa institucional com representantes dos órgãos que fazem parte da iniciativa. Além disso, foi realizada uma roda de conversa com os temas 'O Brasil no Tempo de Anísio Teixeira', mediada pelo reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Luiz Otávio de Magalhães; 'Anísio: Teórico da educação', com a professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Jaci Menezes; 'Anísio e a cultura', com o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) João Augusto Rocha; e '2020: Ano Anísio Teixeira', com o professor da Ufba/IEA-USP Naomar Almeida.

2020 – Ano Anísio Teixeira

No dia em que o educador baiano Anísio Teixeira completaria 119 anos, em 12 de julho de 2019, o Governo do Estado instituiu, por meio do decreto Nº 19.132, o Ano Anísio Teixeira. A proposta é incentivar e ampliar a divulgação sobre Anísio Teixeira, com o envolvimento das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Casa Civil e outros órgãos públicos.

As atividades seguirão até 12 de julho de 2020, com premiações, celebrações e lançamentos de livros e de produtos audiovisuais,assim como a segunda etapa da Caravana Anísio Teixeira. A caravana, que começou a percorrer a Bahia, passando por Salvador, Jequié, Vitória da Conquista e Caetité, cidade natal de Anísio Teixeira, seguirá para outras cidades, em 2020, homenageando e difundido a vida e obra de Anísio Teixeira.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão