Feira da agricultura familiar começa neste sábado com lançamento de produtos inovadores







Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Começa neste sábado (23) a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que chega à sua décima edição ainda mais forte e com muitas novidades. O evento acontecerá até o dia 1º de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, durante a Fenagro 2019. A abertura oficial acontece no domingo (24), às 17h.

Durante nove dias, o público vai ter acesso ao maior evento de comercialização e exposição da riqueza cultural e gastronômica produzida por associações e cooperativas da agricultura familiar baiana.  A feira é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA).

Cerveja de maracujá da caatinga, chopp de licuri, cupuaçu e de mel de cacau, hambúrguer de cordeiro, iogurte de abacaxi, chocolate com gengibre e cosméticos à base de mel são alguns dos produtos que serão lançados no evento por associações e cooperativas da agricultura familiar.

São cerca de três mil produtos, de cerca de 400 empreendimentos, que estarão sendo comercializados durante a feira, que traz também produtos que foram sucesso nas edições passadas como a linguiça de tilápia, iogurte de umbu e café, cerveja de umbu e de licuri, picolés da caatinga, cafés gourmets, beiju em disco, cortes especiais de caprinos, flocão de milho não transgênico e muito mais.

Praça Gastronômica

Outras novidades da feira são as Ilhas do Bode e do Pescado. Na ilha do Bode, o público vai se deliciar com pratos como bode assado, hambúrguer de cordeiro, cortes especiais de cordeiros e cabritos como carré francês, filé mignon, costeleta, linguiças de caprinos tradicionais, apimentadas e para churrasco.  Na Ilha do pescado, catados de siri, aratu, sururu, chumbinho, linguiça defumada de peixe, filé, espetinho e caldo de peixe compõem alguns dos pratos que estarão sendo comercializados. 

A Praça Gastronômica/Vila Forró, também poderá ser apreciada a culinária trabalhada pela agricultura familiar de diversas regiões da Bahia, como as ostras do Recôncavo, a galinha caipira do Portal do Sertão, a moqueca de tucunaré da Chapada Diamantina e a Tapioca Gourmet do Sudoeste Baiano.

A 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária terá 27 armazéns cenográficos que remetem às cidades do interior do estado, onde estarão sendo comercializados os produtos, a Cozinha Show - Sabores e Saberes da Agricultura Familiar, com renomados cozinheiros  como Fabrício Lemos, Marina Sabino, Bruna Moreira, Andrea Albuquerque, Caco Marinho, Rafael Zacarias e José Morchon que farão uma interação entre a gastronomia e a origem dos alimentos com a apresentação de pratos desenvolvidos a partir dos produtos comercializados na feira.

O evento traz ainda uma Praça Quilombola, Praça Indígena, Feira de Artesanato e Feira Tecnológica. Haverá ainda um rico conteúdo técnico-científico como o Simpósio de Pesquisas, as inovações do Balcão Tecnológico, seminários temáticos e eventos diversos, para fortalecer a agricultura familiar da Bahia, além de uma vasta programação cultural.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão