Em Caetité, estudantes e educadores recebem a Caravana em homenagem a Anísio Teixeira


Caetité 

Após passagem por Jequié e Vitória da Conquista, a Caravana desembarcou em Caetité, nesta quinta-feira (28), para um dia inteiro de atividades. A partir das 9h, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foi realizada uma reunião dos Conselhos de Educação da Bahia. 



Gilvânia da Conceição Nascimento 
Coordenadora UNCME Bahia.

Em seguida, a mesa-redonda sobre 'O legado de Anísio Teixeira'  contou com a participação o Professor Naomar Almeida; o Professor Juliano Matos, da Fundação Anísio Teixeira; os filhos de Anísio Teixeira, Carlos Teixeira e Babi Teixeira; Professora Uilma - UFBA; e a Coordenadora da mesa, Professora Rosany Silva, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Caetité. 

O evento contou com a presença de uma delegação de educadores de Guanambi: Professora Marinalva Nunes - Diretora da UNEB Campus Caetité; Professora Irene Carvalho Cotrim - Presidente do Conselho Municipal de Educação de Guanambi; Professora Vilma Moura - Coordenadora da Comissão de Monitoramento do PME de Guanambi; Milta Domingues - Secretaria do Conselho Municipal de Educação de Guanambi; Diretora Raildava - Colégio Martins. 




No período da tarde, a partir das 14h, será realizada outra mesa-redonda, '120 anos de Anísio Teixeira: desafios para uma educação democrática na Bahia', coordenada pela professora Gilvânia Nascimento, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME Bahia).

A atividade de encerramento da primeira etapa da Caravana será na Casa Anísio Teixeira, em Caetité, a partir das 14h. Devem participar o prefeito de Caetité, Aldo Ricardo Gondim; o reitor da Uneb, José Bites; a presidente do CEE, Anatércia Contreiras; Gilvânia Nascimento, da UNCME Bahia; e Juliano Matos, presidente da Fundação Anísio Teixeira.


Jequié

Os estudantes da Banda Marcial do Colégio Estadual de Jitaúna recepcionaram a Caravana Anísio Teixeira nesta quarta-feira (27), no Auditório da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), no campus de Jequié. Esta foi a primeira parada da comitiva, que saiu de Salvador na noite de terça-feira (26) em direção à Caetité, terra natal de Anísio Teixeira, para difundir o legado deste que é considerado um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos. 

Durante toda a manhã, uma ampla programação foi desenvolvida. Na oportunidade, os estudantes Mateus Morais e Rikelmy Tomé de Souza, do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, de Jequié, declamaram o poema autoral ‘Viva Anísio!’.

A Caravana está sendo promovida pela Secretaria da Educação do Estado, como parte do projeto '2020: Ano Anísio Teixeira', que envolve uma série de ações para celebrar a vida e obra do educador, que completaria 120 anos de nascimento em 2020. Em Jequié, o auditório ficou lotado por estudantes da Educação Básica e da Educação Superior e educadores. 

Foto: Marvin Kennedy/Secretaria da Educação
(Foto: Marvin Kennedy/Secretaria da Educação)

Uma mesa-redonda foi realizada com as participações do reitor da Uesb, Luiz Otávio de Magalhães; da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Anatércia Contreiras, que representou, no ato, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; da secretária de Ciência e Tecnologia do Estado, Adélia Pinheiro; e do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira. Também participaram o ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Naomar Almeida e o ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) Paulo Gabriel Nacif, que fazem parte da coordenação da Caravana.

O reitor da Uesb exaltou o projeto Anísio Teixeira como ação estratégica para difundir ideias do educador por uma Educação de qualidade e acessível para todos. “Anísio Teixeira colocou toda sua experiência a serviço de uma escola voltada à democratização e foi um dos primeiros a colocar a Educação não como um privilégio, mas como um direito que tem que estar ao alcance de todos e que é uma obrigação do Estado. Reafirmar essas ideias e princípios é sempre importante para todas as instituições e pessoas que militam na gestão educacional”, afirmou.    

Adélia Pinheiro também destacou a importância do projeto para a Educação na Bahia. “O que mais Anísio Teixeira desejava era que o seu trabalho fosse executado, fosse realizado. O que a gente ver com a Caravana é o reconhecimento deste trabalho de Anísio Teixeira, que pensou em um projeto de Educação brilhante”, disse a secretária. 

Foto: Marvin Kennedy/Secretaria da Educação
(Foto: Marvin Kennedy/Secretaria da Educação)

Vitória da Conquista 

Após Jequié, a Caravana seguirá, ainda nesta quarta-feira (27), para Vitória da Conquista. A programação ocorrerá no Campus da Uesb, onde será feito o descerramento da placa memorial da Caravana. Em seguida, será realizada uma mesa-redonda no auditório do Campus Anísio Teixeira da Ufba. Além de Carlos Teixeira e o reitor Luiz Otávio de Magalhães, irão participar da mesa-redonda o reitor da Ufba, João Carlos Salles, e a professora da Ufba Danúsia Cardoso Lago.


Sobre o projeto 

No dia 12 de julho, data do 119º aniversário de nascimento de Anísio, ocorreu o lançamento do projeto Ano Anísio Teixeira em 2020, por meio da publicação do decreto governamental 19.132/2019, que nomeou uma Comissão Executiva para gestão de atividades em homenagem ao educador. A programação de atividades para o Ano Anísio Teixeira, proposta pela Comissão, consistirá em eventos, publicações, lançamentos, premiações, celebrações e outros atos públicos. 

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão