Cortejo e apresentações de bandas marcam Dia da Consciência Negra em Guanambi





Um dos lugares mais simbólicos de Guanambi é a Rua Ana Nery, local tradicional  da saída do cortejo afro no bairro Monte Pascoal. Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o local ganhou destaque  com a concentração do cortejo do Grupo Afromalêko, que seguiu em direção a Praça do Feijão, reunindo artistas,  representantes do movimento negro e centenas de guanambienses de todas as raças e cores.

O cortejo que é realizado todos os anos pelo Grupo Afromalêko, no dia 20 de Novembro - Dia da Consciência Negra, foi patrocinado Prefeitura Municipal de Guanambi - Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, através do Edital Nº 2/2019, no valor de R$ 10 mil reais para aquisição dos instrumentos musicais. O cortejo também teve o patrocínio da Coordenação de Cultural da UniFG.

A programação foi realizada dos dias 16 à 20.11 e envolveu Roda de Conversa sobre o Dia da Consciência Negra; Oficina: Samba de Roda,  Capoeira e Turbante; Ensaio Geral em preparação para o cortejo; Oficina de Percussão;  Apresentações do Grupo de Capoeira Ginga Brasil; e o desfile cortejo afro.

Apresentação Independente da Banda  Alodê na Praça do Feijão

Embalados pela batucada da Banda Alodê, Dupla Duda e Ramos,  Grupo Muzenza de Viola e Buteco dos Morenos e com o apoio da Agência Still Disc e WSM Produções , os participantes da Banda Alodê realizaram uma apresentação na Praça do Feijão visando manter viva a identidade cultural africana. O objetivo da instituição negra é o combate ao racismo estrutural e desdobramentos como o racismo institucional. 

Presidente do Terreiro de Ogum , da Banda Alodê e idealizador do projeto "O Alodê e a Consciência Negra",  Wilson Mota, destaca a importância da preservação da cultura e da tradição dos negros. "São muitos anos carregando essa tradição para sensibilizar as pessoas que Dia da Consciência Negra é todo dia", alertou. 

A sociedade precisa combater o racismo e a intolerância religiosa e institucional. O exemplo de discriminação foi exatamente a própria realização da apresentação da banda Alodê na Praça do Feijão, que somente foi realizada por força de uma decisão judicial movido pela instituição. Wilson destacou também que o evento foi realizado com recursos próprios e sem apoio do Poder Público.

TV Latinha - Resgate da história da escravidão em Guanambi

A TV Latinha inicia um trabalho de resgate da presença histórica dos negros no desenvolvimento de Guanambi, onde pretende levantar dados sobre a cultura, religião, culinária, personalidades e aspectos econômicos e sociais. 


FOTOS DA BANDA ALODÊ


























FOTOS DO CORTEJO DO GRUPO AFROMALÊKO























Viva o Dia da Consciência Negra!

Fotos da Banda Alodê: Naudson Leite
Fotos do  Grupo Afromalêko. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão