Abertura do Novembro Negro relembra principais conquistas do povo negro


Foto: Camila Souza/GOVBA.


Repórter: Raul Rodrigues

As principais conquistas do povo negro, desde antes da abolição, passando pela Constituição de 1988 e outras leis, como a que estabelece  cotas em universidades, foram relembradas pelo Bando de Teatro Olodum, durante a abertura do Novembro Negro, no Teatro Castro Alves, nesta sexta-feira (1º). Também fizeram apresentações especiais a cantora Majur, os blocos afro Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Bankoma, e Os Negões.

Durante a abertura do Novembro Negro foi apresentada a campanha 'Todas as vozes contra o racismo, todas as leis contra os racistas'. Fabya Reis informa que, durante o mês de novembro, está sendo realizado  um conjunto de atividades relativas ao Edital da Década Internacional Afrodescendente. "São feiras, capacitações, oficinas, na capital e no interior. Teremos também a segunda semana dedicada ao mestre Moa do Katendê, quando a gente reúne todo o nosso sistema de promoção da Igualdade racial.  O nosso Fórum de Gestores já é integrado em mais de 120 municípios do Estado da Bahia".

Fabya Reis destacou as principais ações do Governo do Estado para a promoção da Igualdade Racial. "É um grande avanço a implementação das cotas de 30% das vagas de concursos públicos para a população negra, hoje já com a instalação da comissão de verificação. Também destacamos o Estatuto da Igualdade Racial, a construção de unidades habitacionais para quilombolas, o processo de ampliação da certificação das comunidades de fundo e fecho de pasto. E no nosso próximo Plano Plurianual (PPA) nós teremos o compromisso de combate ao racismo institucional, isso possibilita que o conjunto de secretarias do Estado possa fazer ações de enfrentamento ao racismo". 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão