Palestra no CEEP Guanambi: Conhecendo o Observatório UniFG do Semiárido Nordestino



  





No dia 24,  às 8 horas, no auditório do  Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Saúde (Ceep Guanambi), aconteceu uma palestra com os profissionais do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino com as presenças dos Professores Carlos e Deborah Marques e a equipe de discentes bolsistas de iniciação científica do Obersavatório, da vice-diretora Graça Donato, professores e estudantes do turno matutino da instituição. 

Os professores Carlos e Deborah fizeram explanações sobre o objetivo e a missão do Observátio UniFG e a equipe de Jovens pesquisadores apresentaram uma pesquisa com o tema "Cenário Energético do Município de Guanambi em face das Energias Renováveis”, que foi destaque na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.



A equipe de jovens pesquisadores são estudantes do Ensino Médio, integrantes da rede pública municipal e que desenvolvem pesquisas aplicadas para subsidiar políticas públicas. 

As professores do CEEP, Vera, Leni e Marla, usaram da palavra para relatarem as experiências de ensino, pesquisa e extensão da instituição, bem como José Carlos Latinha falou sobre a importância do trabalho científico do Observatório UniFG no contexto local e regional.








O que é o Observatório UniFG ?


O Observatório UniFG do Semiárido Nordestino é um centro de referência técnico, socioeconômico, jurídico, ambiental e da saúde, com o intuito de nortear projetos, desenvolver pesquisas  e ações que contribuam com o desenvolvimento do semiárido. Possui características multidisciplinares, buscando contribuir para a formulação e implantação de políticas públicas.

Foi criado com o objetivo de produzir conhecimentos via diagnósticos socio-espaciais, articulando projetos de extensão com disciplinas nos vários cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário UniFG. Nesse contexto, o foco do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino é a investigação científica aplicada com o intuito de socializar informações e potencializar pesquisas.

Atualmente o Observatório possui seis núcleos de pesquisas que envolvem o contexto ambiental, socioeconômico, saúde e agronomia, abarcando o total de 14 (quatorze) docentes da UniFG envolvidos diretamente. Além disso, somam-se à equipe  colaboradores doutores de outras universidades e discentes bolsistas de iniciação científica.

Visando fomentar políticas públicas e dar aplicabilidade às pesquisas, o Observatório UniFG tem realizado parcerias colaborativas com o Consórcio de Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão – CDS, Policia Militar da Bahia (17° Batalhão localizado em Guanambi), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade aquática Continental – CEPTA (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio Pirassununga – SP), Laboratório de Geoprocessamento da Unimontes, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, Caritas brasileira (Diocese de Caetité), Pastoral Universitária além de participar de conselhos (Conselho da cidade de Guanambi) e comitês de bacias hidrográficas (Rio verde Grande).

Fonte - Observatório UniFG 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão