Éden Valadares é eleito presidente do PT da Bahia



Os delegados da etapa estadual do 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores elegeram, neste domingo (20), Éden Valadares como presidente do PT na Bahia para o próximo quadriênio. O novo presidente obteve 59,22% dos votos, enquanto a segunda colocada, Elen Coutinho, pontuou com 39,22%, e o terceiro nome na disputa, Jorge Braga, ficou com 1,56%. Simultaneamente ocorreu a eleição das chapas estaduais, cujo resultado define a proporcionalidade da composição do Diretório e da Executiva do partido.

Segundo o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, o resultado consagra, de forma majoritária, o que a atual direção vem exercendo: “Éden se elege presidente com 59% dos votos e, para a composição da nova executiva, a chapa de Éden tem 14 vagas e a chapa de Elen tem 12 vagas, o que dá um equilíbrio na correlação de forças internas; então vai ser preciso muita unidade e compromisso com o partido para continuar tocando as vitórias que o PT acumula ao longo desses últimos 13 anos”.

Após o resultado da eleição, Éden Valadares defendeu a relevância da unidade do partido: “A disputa no PT não nos divide, ela nos multiplica. O PT sai mais forte e mais unido desse congresso estadual”. Em sua fala, ele também agradeceu ao atual presidente estadual. “Quero deixar meu depoimento de muito respeito ao companheiro Everaldo Anunciação, que conduziu nosso partido nesses últimos sete anos. Tenho certeza que você deu o que tinha de melhor ao partido, sua contribuição foi muito importante e você marca a história do PT na Bahia”, afirmou Éden.

A candidata Elen Coutinho falou dos desafios do partido e elogiou o nível dos debates do congresso. “A síntese política do nosso congresso é a unidade entre os petistas, a luta pela liberdade de Lula, a defesa da soberania nacional, da Amazônia, das nossas riquezas e do nosso direito à vida. Comemoro a eleição do companheiro Éden Valadares, que me antecedeu na Secretaria de Juventude do PT; parabéns, companheiro, conte comigo e com esse campo que construiu outra candidatura para fortalecer nosso partido”, celebrou a petista.

O evento reuniu militância, bancadas de deputados estaduais e federais do PT, sindicalistas e representantes de movimentos sociais. Sua abertura, no sábado (19), contou com a presença do governador Rui Costa, do senador Jaques Wagner, e dos presidentes do PP, vice-governador João Leão, do PSB, deputada Lídice da Mata, e do PC do B, Davidson Magalhães.

No mês setembro, aconteceu a eleição dos diretórios municipais e dos delegados que votam no Congresso. Segundo o presidente Everaldo, o PED na Bahia mobilizou mais de 30 mil filiados em 339 municípios. O 7º Congresso Nacional do PT será na capital paulista, dias 22, 23 e 24 de novembro.

PARTICIPAÇÃO DA DELEGAÇÃO DO PT DE GUANAMBI NO CONGRESSO








Share:

Nenhum comentário:

Acesse e Leia!

Seguidores

Mais Vistos da Semana

Arquivo do blog

Arquivo do blog