Vida SIM, barragem NÃO, participa do desfile 7 de setembro em Guanambi


Por Neide Lu / Portal Fala Você

8 de setembro de 2019



“Quando passava, ouvi muitas pessoas implorar para que a gente não deixasse essa barragem ser construída”, diz a engenheira Sandra Naira, integrante do Movimento.
O Movimento Vida SIM, barragem NÃO, participou do desfile de 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, realizado pelo Colégio Caminho do Saber, às 17h, na Av. Santos Dumont, Guanambi. A concentração aconteceu a partir das 16h, na Av. Guanabara.
O Movimento Vida SIM, barragem Não levou para a avenida uma mensagem de vida e esperança, através de cata-ventos coloridos que foram entregues às crianças simbolizando a energia e a alegria dos pequenos cidadãos guanambienses que podem levar a cidade a um futuro promissor. (Assista o vídeo na avenida) 

Foram entregues sementes de aroeira que representam o compromisso com a vida, para que cada um possa assumir o cuidando com a cidade e a natureza, e rosas brancas simbolizando as memórias dos antepassados que construíram a cidade durante os 100 anos e para lembrar a todos que estas pessoas e suas famílias merecem nosso cuidado e gratidão.
O Movimento também se vestiu de branco em sinal dos sentimentos de paz e harmonia que acredita serem essenciais para conduzir suas vidas, ações e posturas.
Roda de Mulheres junto ao Movimento
Os panfletos entregues informaram a população sobre os riscos que a Barragem de Rejeitos de minérios pode trazer à cidade e região. Houve coleta de assinaturas para o abaixo-assinado.
Segundo Déborah Marques, advogada e membro do Movimento, a participação no Desfile 7 de Setembro, ”foi um convite para que a população entre nesta luta com o Movimento, contra a construção da barragem de rejeitos da BAMIN. O compromisso é com cada um de nós cidadãos”.
Adriana Bomfim, Déborah Marques e Neide Lu
“Quando passava ouvi muitas pessoas implorar para que a gente não deixasse essa barragem ser construída. Foi emocionante ver a confiança e a esperança que eles creditam ao nosso movimento”, revela Sandra Naira, engenheira integrante do Movimento.
O Movimento Vida SIM, Barragem NÃO é uma organização da sociedade civil, apartidária, que reúne cidadãos dos mais diversos setores da sociedade e tem como único objetivo impedir a construção da Barragem de Rejeitos que a Bahia Mineração (BAMIN) quer implantar na região.
Para o PM Gil Martins, integrante do Movimento, “a união de um povo é capaz de mudar aquilo que alguns julgam impossível por desconhecer ou desprezar a força que ele possui. Sigamos unidos”.
Adriana, Gil Martins e Rose Fernandes
A integrante do Movimento, Adriana Bomfim, no final do desfile, usou do dispositivo de honras para pedir à população o envolvimento de cada cidadão e que cada um busque seus políticos para reforçar o pedido da Não construção da barragem de rejeitos. (Assista o vídeo)
Adriana Bomfim
O Prefeito Jairo Magalhães recebeu uma camiseta do Movimento e reafirmou seu compromisso em lutar por Guanambi. (Assista o vídeo)
Prefeito Jairo Magalhães e Adriana Bomfim
Foram entregues também camisetas ao secretário de Cultura do município, Paulo Costa e à secretária de educação, Maristela Cavalcante, que sinalizaram apoio ao Movimento. (Assista o vídeo) 
Paulo Costa e Adriana Bomfim
Adriana Bomfim e Maristela Cavalcante
O Movimento VIDA SIM, Barragem NÃO convida cada cidadão guanambiense a entrar na luta pelo direito ao diálogo, ao respeito e à escolha da população de Guanambi pela VIDA e contra a Barragem de Rejeitos! (Assista ao vídeo)
Para participar entre nas redes sociais:
Instagram: @guanambipedesocorro
Facebook: @vidasimbarragemnao


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão