PT de Guanambi elege novo presidente municipal neste domingo (8)


A  votação que vai eleger o novo presidente, os membros do diretório municipal e delegados da convenção estadual e nacional do PT, acontece neste domingo (8) na sede do STR de Guanambi no bairro Vila Nova. Iniciada às 9 h, a votação segue até às 17h. 

Na disputa pela presidência municipal estão três nomes : Valda ACS, Dori Lobo e Gilmar Pereira . Processo de Eleições Diretas (PED) é o momento de exercer a democracia interna do partido e tem o significado de fortalecimento do PT de Guanambi, onde as diversas tendências disputam o processo eleitoral e garante a unidade partidária.





Na eleição municipal, os filiados e filiadas elegerão o presidente municipal , diretório municipal, delegações aos Congressos Estaduais e ao Congresso Nacional do PT.

Uma das formas de praticar a democracia interna é através do Processo de Eleições Diretas (PED) para a escolha da direção partidária. Por isso, o Estatuto do Partido prevê que as direções zonais, municipais, estaduais, nacional e seus respectivos presidentes ou presidentas, os conselhos fiscais, as comissões de ética e os delegados e delegadas aos encontros e congressos sejam eleitos pelo voto direto dos filiados e das filiadas.

O direito à constituição de tendências internas é o que garante a pluralidade política e ideológica do partido. Dessa forma, o PT se constitui estimulando o debate de ideias entre as diversas opiniões que coexistem dentro do Partido.

No PT, as direções são eleitas respeitando proporcionalidade e paridade de gênero, e considerando critérios de geracionais, étnicos e raciais. O critério de proporcionalidade garante a presença das várias posições dentro do partido. As chapas mais votadas terão mais assentos, as menos votadas, menos. O direito de participação na direção está assegurado a todas.

Fonte: PT Bahia


  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão