Grupo de dança Quilombo dos Anjos foi destaque no programa “Como Será?” da Rede Globo



Todas as atrações da última Feira Territorial da Agricultura Familiar e da Economia Solidária foram incríveis! Mas, hoje vamos aplaudir novamente o grupo de dança Quilombo dos Anjos. A turminha foi destaque no programa “Como Será?” da Rede Globo, transmitido no último sábado(14): https://globoplay.globo.com/v/7917701/.

O grupo é de uma comunidade quilombola da cidade de Candiba e surgiu, há cerca de 2 anos, de forma bem inusitada: a estudante Carlúcia Alves foi convidada a apresentar uma coreografia a algumas crianças e elas gostaram tanto, que surgiu a ideia de produzir novas, para mantê-las envolvidas. 

Segundo a coreógrafa, na época, a droga estava chegando ao município. Por isso, apostou na dança como uma alternativa aos jovens, uma maneira de empoderá-los e criar perspectivas. Tiveram a ideia de impor regrinhas para a participação da garotada, como bom comportamento, obedecer aos pais, participar da comunidade e se dedicar aos estudos.

Carlúcia disse que houve uma verdadeira transformação. Os integrantes do grupo viraram crianças de ouro, se tornaram referências. Ítalo Paiva, por exemplo, contou que dava muito trabalho à família, tirava notas ruins e depois da dança, aprendeu a conviver com outras pessoas, melhorou o desempenho na escola e cresceu bastante!

Hoje, o grupo é formado por 11 jovens. Mas, a procura é grande! A coreógrafa disse que muitos pais pedem a ela pros filhos participarem, contudo, ela não tem condições de dar aula para outras crianças. O projeto ainda não tem apoio financeiro. Os ensaios geralmente  acontecem num salão comunitário e o figurino é feito com o dinheiro arrecadado por meio da venda do artesanato produzido pelas mães.

Apesar desses desafios, Carlúcia se emociona e fica feliz toda vez que proporciona a realização de um sonho, que parece pequeno, mas pras crianças é inesquecível, como dançar em outro município. Se pro grupo,  a apresentação foi mágica, imagine pra nós que assistimos?! Desejamos todo o sucesso a vocês, que possam voar ainda mais alto! E, Carlúcia, parabéns mais uma vez, você é uma inspiração!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão