Dois municípios baianos estão no topo da produção agrícola nacional

exta, 06 de Setembro de 2019 - 17:00

BAHIA NOTÍCIAS


Dois municípios baianos estão no topo da produção agrícola nacional 
Foto: Divulgação / Apaba
As cidades de São Desidério e Formosa do Rio Preto, ambas baianas, estão entre as cinco cidades brasileiras que concentram as produções agrícolas mais rentáveis do país. Conforme divulgou a Folha, os dados do PAM (Produção Agrícola Municipal) de 2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a agricultura está se movendo para novas fronteiras.

Segundo o PAM, estados do Sul e do Sudeste perderam importância e os do Centro-Oeste e Nordeste ganharam. São Desidério, o primeiro da lista, tem a soja como principal produto. O município faz uso de uma área de 593 mil hectares na produção agrícola, e o valor de produção atingiu R$ 3,63 bilhões no ano passado.

Já em Formosa do Rio Preto, o quinto do ranking, é o o município do estado em áreas com condições de aproveitamento agrícola. A localidade começa a receber novos investimentos. Em 2008 ele ocupava a 17ª posição; sua evolução só não foi maior, segundo a publicação, por conta da grande deficiência de energia elétrica.

As vantagens de São Desidério e de Formosa do Rio Preto são que, além da soja, cultivam algodão, produto com bons preços nos anos recentes e que ajudou a inflar as receitas dos produtores nesses municípios.

O valor total da produção agrícola no ano passado somou R$ 344 bilhões, 8,3% mais do que em 2017. A área colhida foi de 77,8 milhões de hectares, rendendo 227,5 milhões de toneladas.


Share:

Nenhum comentário:

Acesse e Leia!

Seguidores

Mais Vistos da Semana

Arquivo do blog

Arquivo do blog