Dois municípios baianos estão no topo da produção agrícola nacional

exta, 06 de Setembro de 2019 - 17:00

BAHIA NOTÍCIAS


Dois municípios baianos estão no topo da produção agrícola nacional 
Foto: Divulgação / Apaba
As cidades de São Desidério e Formosa do Rio Preto, ambas baianas, estão entre as cinco cidades brasileiras que concentram as produções agrícolas mais rentáveis do país. Conforme divulgou a Folha, os dados do PAM (Produção Agrícola Municipal) de 2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a agricultura está se movendo para novas fronteiras.

Segundo o PAM, estados do Sul e do Sudeste perderam importância e os do Centro-Oeste e Nordeste ganharam. São Desidério, o primeiro da lista, tem a soja como principal produto. O município faz uso de uma área de 593 mil hectares na produção agrícola, e o valor de produção atingiu R$ 3,63 bilhões no ano passado.

Já em Formosa do Rio Preto, o quinto do ranking, é o o município do estado em áreas com condições de aproveitamento agrícola. A localidade começa a receber novos investimentos. Em 2008 ele ocupava a 17ª posição; sua evolução só não foi maior, segundo a publicação, por conta da grande deficiência de energia elétrica.

As vantagens de São Desidério e de Formosa do Rio Preto são que, além da soja, cultivam algodão, produto com bons preços nos anos recentes e que ajudou a inflar as receitas dos produtores nesses municípios.

O valor total da produção agrícola no ano passado somou R$ 344 bilhões, 8,3% mais do que em 2017. A área colhida foi de 77,8 milhões de hectares, rendendo 227,5 milhões de toneladas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão