20º Grito dos Excluídos de Guanambi – “Este sistema não vale, lutamos por justiça, direitos e liberdade”




 





“Este sistema não vale, lutamos por justiça, direitos e liberdade”. Esse é o tema da 25ª edição do Grito dos Excluídos, que mobiliza o país no feriado que oficialmente, é chamado Dia da Pátria ou Dia da Independência.

Mais uma vez, o povo e as lideranças de diversas organizações sociais realizaram uma  passeata em Guanambi, nesta sexta (6), para denunciar o caos em que o Brasil se encontra: desemprego, estagnação econômica, crimes ambientais, desmontes e retrocessos.

“Os nossos direitos estão sendo solapados e este sistema não vale, lutamos por justiça, direitos e liberdade”, afirmou a coordenadora do Grito dos Excluídos de Guanambi, Professora Adriana, no início da concentração que reuniu o povo na Praça da Pizzaria no bairro Alvorada.

Realizada desde 1995, a manifestação, que surgiu dentro da Igreja Católica, contou também com a adesão de movimentos sociais e sindicais que se juntam ao Grito dos Excluídos para barrar o avanço da “reforma” da Previdência que tramita no Senado.

Este Sistema na Vale: Vida em Primeiro Lugar

As lideranças do Sispumur, das Paróquias Santo Antônio e São Geraldo Majella, do MAM - Movimento Pela Soberania Popular da Mineração, do CASA - Centro de Agroecologia no Semiárido, do Levante Popular, do Movimento Vida Sim, Barragem Não, dos Movimentos de Mulheres e Estudantes e do STR de Guanambi usaram da palavra durante para manifestar a sua insatisfação com o processo de exclusão social no país. 

Os crimes socioambientais cometidos pelas mineradoras motivaram a escolha do tema deste ano. O Movimento Vida Sim, Barragem Não participou ativamente do evento e destacou a luta contra a construção da Barragem de Rejeitos da Bamin acima do Açude de Ceraíma.

A manifestação foi encerrada com um grande abraço na principal praça do bairro Alvorada.














 
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão