O Desbravamento do Sertão e as Ruínas da Antiga Igreja do Arraial da Parateca


A TV Latinha recebeu as fotos das ruínas da antiga Igreja do arraial da Parateca - Distrito histórico do município da Malhada/Bahia.

As fotos das ruínas da Igreja da Parateca demonstra o descaso e o abandono histórico do Poder Público com um monumento que marca a história do desbravamento do sertão. 

As ruínas da antiga Igreja do Arraial da Parateca é o registro do processo de ocupação do sertão baiano, através das expedições dos portugueses e jesuítas no Rio dos Currais -  Rio São Francisco "Velho Chico". 

Hoje (30.08.2019), fiz a leitura dos livros RESPINGOS HISTÓRICOS de Domingos Antônio Teixeira "Teixeirinha" e Breves Notas Sobre a Origem do Município de GUANAMBI de Dário Teixeira Cotrim, visando resgatar aspectos históricos das Ruínas da antiga igreja do arraial da Parateca: "Notável obra que, por muito tempo, resistiu às grandes enchentes do Rio São Francisco" *Página 48 - Teixeirinha



Dário Teixeira também faz um registro sobre o tema: "Aspectos da antiga Igreja do arraial da Parateca "... que por muito tempo resistiu às enchentes do grande rio". Abandonada, teve as suas imagens transferidas para a fazenda "Capim de Raiz", de propriedade do coronel Sinézio Bastos. Povoado de Parateca - Malhada/Bahia" *Página 67



A sociedade de Malhada precisa promover uma campanha para a preservação do monumento histórico e revitalização da área das Ruínas da Antiga Igreja do Arraial da Parateca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão