AUMENTO NAS TARIFAS DE ENERGIA FAZ GERAÇÃO SOLAR DISTRIBUÍDA DOBRAR NO PAÍS, SEGUNDO ESPECIALISTA

BAHIA ECONÔMICA

AUMENTO NAS TARIFAS DE ENERGIA FAZ GERAÇÃO SOLAR DISTRIBUÍDA DOBRAR NO PAÍS, SEGUNDO ESPECIALISTA
O aumento expressivo das tarifas de energia elétrica no Brasil tem impulsionado de forma significativa a adesão dos consumidores ao sistema de autoprodução a partir da geração solar distribuída em telhados e pequenos terrenos. A avaliação é da especialista Bárbara Rubim, CEO da consultoria Bright Strategies. Segundo ela, o aumento em torno de 50% nas tarifas de energia elétrica nos últimos 12 meses, aliada ao barateamento do sistema fotovoltaico no Brasil, tem tornado a geração distribuída cada vez mais atrativa e vantajosa para o consumidor.
 “Produzir a própria energia em casa ou em um estabelecimento empresarial é atualmente mais barato do que comprar da distribuidora local”, comenta Bárbara. “Outro ponto de destaque é a maior liberdade que o consumidor adquire quando decide migrar para a geração distribuída, pois deixa de ser cativo e dependente da concessionária de energia e das políticas tarifárias”, acrescenta. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o País acaba de superar a marca de 1 gigawatt (GW) de potência instalada em sistemas de energia solar na microgeração e minigeração distribuída.
 O atual parque possui cerca de 100 sistemas instalados em residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos, que utilizam tal modelo, que representa praticamente o dobro do volume de projetos que havia em operação no Brasil no final de 2018, em torno de 50 mil pequenas usinas instaladas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão