Crime da Vale em Brumadinho e Mineração Predatória é tema de discussão na 42ª Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa-Ba





Nesse final de semana, dos dias 05 ao 07/07, aconteceu a 42ª Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa-Ba, com o temas “Terra, água e justiça: direitos sagrados!”.


Durante a programação ocorreu concomitante a outros o plenarinho *“Rio São Francisco e outras Bacias. Brumadinho pergunta: quem manda na Bacia do Rio São Francisco?”*, em que esteve presentes a população que vive em torno das sub-bacias do Rio São Francisco discutindo sobre o crime cometido pela VALE em Brumadinho e Mariana e as consequências dos grandes empreendimentos, dando ênfase ao Modelo de Mineração Predatório  e no agronegócio  que utiliza do Rio São Francisco para sua produção servindo ao grande capital, causando destruição a natureza e aos humanos, roubando e contaminando as águas.


"Caetité, Pindaí, Guanambi estão passando por uma situação muito difícil. A empresa Bamin está querendo implantar uma barragem de rejeitos no território onde vive mais de 700 famílias e situa mais de 20 nascentes, ela diz que não, mas o fato é que essas mineradoras nunca esteve preocupadas com o povo! Desde de quando essa empresa veio para o Alto Sertão ela vem causando inúmeros problemas como problemas de saúde e inviabilizando a produção e reprodução de vida dos camponeses. Ela ainda vai retirar para lavagem do minério 1.620m³ por hora de água do Rio São Francisco, em uma região de seca. É muito mais do que quantidade que abastece a cidade de Guanambi por dia, com cem mil habitantes. Nós temos que nos unir para barrar esses grandes empreendimentos que mente para o povo e destrói a vida em troca do lucro.” Ione Rochael (MAM-MG)


Ao final do plenarinho foi firmado o compromisso de organização e luta nos territórios em defesa da vida e do ambiente; resistência aos projetos de morte das mineradoras e agronegócio: grandes consumidores de água; luta pelas bacias hidrográficas; lutar com razão, fé e unidade popular em torno de um projeto popular.





*POR UM PAÍS SOBERANO E SÉRIO:*
*CONTRA O SAQUE DOS NOSSOS MINÉRIOS!*
Share:

Nenhum comentário:

Acesse e Leia!

Seguidores

Mais Vistos da Semana

Arquivo do blog

Arquivo do blog