‘Surpresa nas Eleições 2018’, suplente de deputada Valda ACS filia-se ao PT de Guanambi

VILSON NUNES

Foto: Divulgação
A maior surpresa das eleições para deputado estadual na Bahia, em 2018, ao alcançar a suplência de deputado com mais de 23 mil votos pelo PPL/BA, sendo votada em 337 municípios baianos, a até então desconhecida Marivalda dos Santos Pereira Araujo, mais conhecida como Valda ACS, Vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (C0NACS) que representa mais de 400 mil profissionais no país, assinou sua ficha de filiação ao PT de Guanambi, na última sexta-feira (7).
De origem humilde, Valda é moradora de um bairro da periferia de Guanambi, onde nasceu. De esquerda, ingressou nos movimentos sociais ainda adolescente. No voluntariado e na comunidade cristã começou a se forjar liderança, mas foi no movimento sindical onde Valda se destacou, na defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Edemias (ACE), saindo do interior da Bahia para ser vice-presidente da CONACS, com sede em Brasília.
Valda ACS chega ao PT com muita força após dobradinha que ajudou a eleger o deputado federal Jorge Solla (PT/BA) nas últimas eleições, e já desponta como uma provável “dona” de uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia em 2022. Ao se filiar ao PT de Guanambi aparece como um nome forte para possível candidatura a prefeita na terra do algodão em 2020 pela sigla petista. Valda ACS não veio sozinha, trouxe consigo um grupo de mais de 50 pessoas, na sua maioria cristãos, fortalecendo o núcleo evangélico do partido. Outros nomes importantes, também assinaram sua ficha de filiação ao PT de Guanambi, como; Toninho Lélis, Dr.Luia, os empresários Sandro Silva e Jaqueline Nogueira, Pastor Marivaldo Santos, Drª.Elane Alves, professora Elza Gomes, Paulo César Silva do Sindicato dos Funcionários dos Correios, Roberto Fernandes, Gileno de Ceraíma, e outros. E ainda na expectativa de se juntar ao grupo dois ex-vereadores que deixaram suas marcas na Câmara Municipal, Latinha e a volta de Dr.Ruy Azevedo, e está na expectativa de outros nomes de expressão no cenário político de Guanambi migrarem para o partido. O ato contou com as presenças do dep.federal Jorge Solla, ex-presidentes do PT de Guanambi: Profª.Dete, Dori Lobo, Léo do PT, Pastor Viana, Suplente de vereador Super Bené, vereador Rafael Macedo, e mais de 600 pessoas entre militantes, simpatizantes e agentes comunitários de saúde.
O presidente do PT Guanambiense, prof.José Alves está muito confiante no crescimento do Partido no ano do centenário de Guanambi com a chegada de Valda ACS. “O PT de Guanambi respira novos ares com a chegada de Valda e outros importantes nomes da política local e dos movimentos sociais para fortalecer a nossa militância. Estamos vivendo um momento sublime, e a falta de rumos do governo federal com desmantelos na saúde, educação, economia e organizações sociais, mostra à população que a essência do PT é a defesa das camadas menos favorecida, a distribuição de renda e a justiça social com crescimento econômico, e a geração de emprego e renda que elevou o Brasil no cenário econômico mundial nos governos de Lula e Dilma”.
A maior cidade da região já assiste as peças do tabuleiro político se movimentarem. De um lado o prefeito Jairo Magalhães é o candidato do grupo do deputado federal Charles Fernandes à reeleição, do outro já se desenha o nome do vereador Nal, mas o provável candidato é o ex-governador Nilo Coelho. E por fora, o partido dos trabalhadores como maior partido de esquerda do país vem aglutinando forças para ser uma terceira via na eleição dos 101 anos da capital do algodão e do comércio regional.
Fonte: Ascom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão