Mudas de palma garantem segurança alimentar do rebanho no semiárido baiano

SDR

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está garantindo a segurança alimentar do rebanho de 21.684 agricultores e agricultoras familiares do semiárido baiano. Desde 2015, já foram entregues 21 milhões de mudas de palma forrageira doce ou miúda, resistente a doenças como a cochonilha, em municípios do semiárido baiano.

A ação é executada pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), prefeituras municipais e entidades da agricultura familiar.

Nesta sexta-feira (14), 100 mil mudas foram entregues em Casa Nova, no Território de Identidade Sertão do São Francisco. No sábado (15), serão entregues 44 mil mudas no município de Serrinha, no Território de Identidade Sisal. No domingo (16) será a vez do município de Santa Terezinha, no Território Piemonte do Paraguaçu, onde 100 agricultores e agricultoras familiares receberão 100 mil mudas de palma forrageira. Além das entregas, os beneficiários das entregas recebem também capacitação dos técnicos da SDR, voltada para o plantio e manejo dessas mudas.

“Essas entregas vêm fortalecer e garantir a segurança alimentar do rebanho de caprinos, ovinos e bovinos dessas famílias, especialmente em municípios como Casa Nova, que sofrem com longos períodos de estiagem, com perda até de animais e, consequentemente, a ação fortalece a convivência com o semiárido. A partir dessa entrega, não apenas o rebanho é beneficiado, mas a família passa a contar com o animal alimentado, produzindo leite, fornecendo a carne e gerando aumento de renda”, destacou o superintendente da Suaf, Admilson da Rocha.

Foto: SDR
(Foto: SDR)

Para o agricultor familiar Lafaiete dos Santos, da comunidade Entrada de Santa Rita, no município de Casa Nova, é uma alegria receber as mudas de palma. “A gente não esperava receber essa quantidade de palma. Cada um agora, que tem seu poço ou barreiro, vai plantar e molhar pelos próximos 10 ou 15 dias para as mudas pegarem”.

No Território de Identidade Sertão do São Francisco já foi entregue o total de 1,4 milhão de mudas de palma, beneficiando 1.465 famílias. No Sisal, 1,6 milhão mudas de palma já foi entregue, beneficiando 1.628 famílias. No Piemonte do Paraguaçu já foi entregue 1,4 milhão de mudas de palma, beneficiando 1.486 famílias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão