Guanambi: ONG Prisma defende criação do Parque Fluvial do Riacho do Belém



 

No dia 10, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi, aconteceu a reunião ordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente com a participação do Prefeito Jairo Magalhães, Secretário de Meio Ambiente Hélio Pereira , dos vereadores Tião Nunes - Conselheiro, Dr. Agostinho Lira, Homero Castro e Fausto Azevedo, dos diretores da ONG Prisma (Fabiana - Presidente, Dra. Lourdes e Emília Blanc) e demais conselheiros. 

O objetivo da reunião foi debater, de forma democrática, o projeto de revitalização do Parque Fluvial do Riacho do Belém e a proposta da gestão municipal em realizar a limpeza emergencial e posterior terraplanagem, bem como a elaboração de um projeto de preservação ambiental  e criação de uma nova área de lazer na cidade.


O ex-presidente da ONG Prisma, José Carlos Latinha, fez uma explanação sobre o projeto  da entidade de implantação do PARQUE FLUVIAL RIACHO DO BELÉM com as seguintes sugestões: 

1. Estudo técnico dos impactos ambientais na área e proposta recuperação e preservação do Riacho do Belém;

2. Plantio de  árvores nativas nas margens do riacho, gramados e bosques (Ipê, jacaranda mimoso e outras espécies) e poda das algarobas;


Fonte - Google.

3. Instalação de equipamentos de lazer com pista de caminhada, ciclovia, trilhas e área para convivência de idosos;

4. Trabalho de educação ambiental com os moradores e população em geral;

5. Debate com os moradores sobre a conveniência da construção da avenida de acesso com uso de bloquetes e gramas, facilitando o escoamento das águas nos períodos chuvosos e de enchetes.


Figuras ilustrativas - Google.

O projeto Parque Fluvial Riacho Brindes será uma extensão do Parque da Cidade  e visa criar mais uma área ambiental e de lazer, garantindo o desenvolvimento urbano sustentável  e de modernização de Guanambi.

Ainda durante a reunião o prefeito reafirmou sua posição contrária à construção da Barragem de Rejeitos da BAMIN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão