Sessão da CMG: População de Guanambi unida contra a construção da barragem de rejeitos da Bamin


A população de Guanambi lotou ontem (28) a Câmara de Vereadores de Guanambi com o objetivo de participação da sessão ordinária que debateu sobre a construção da barragem de rejeitos da Bamin.

A Tribuna Livre foi ocupada pela representante da Bamin, Senhor Wilson Thibes, que fez uma explanação sobre as questões técnicas relacionadas à barragem de rejeitos da Bamin no município de Pindaí.




As perguntas direcionadas aos profissionais da empresa Bamin pelas diversas representações da sociedade foram  reflexões sobre os crimes ambientais de Mariana e Brumadinho, destacando que a lógica do lucro não deve prevalecer sob o direito à vida. A ganância capitalista de uma mineradora não pode prevalecer sobre o desenvolvimento sustentável do sertão. 




Os representantes do povo fizeram pronunciamentos  firmes contra a construção da barragem de rejeitos acima do distrito de Ceraíma, destacando a importância da mobilização popular contra a proposta da Bamin, relembrando a história da construção e do acidente de rompimento da barragem de Ceraíma em 1960, que atingiu a cidade de Guanambi.



Os vereadores Vandilson Medeiros, Eponina Gomes, Nal Azevedo, Vanderlei de Ceraíma, Tião Nunes, Dr. Agostinho Lira, Homero Castro, Maria Sílvia, Edilene Oliveira, Carlos Jacson Loló, Zaqueu Rodrigues, Fabrício Lopes, Neto de Dim, Fausto e  Rafael Macedo usaram da palavra para apoiarem a população contra a construção da barragem de rejeitos da Bamin , destacando também a necessidade da mobilização popular, a pressão sobre os deputados federais e estaduais votados na cidade e a realização de uma audiência pública sobre o tema. 

A mobilização popular é a saída para reivindicar do Governo do Estado e do Inema a não liberação da licença para a construção da barragem de rejeitos da Bamin.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão