Escola Municipal Professor Celito Brito desenvolve Projeto de Leitura em Guanambi




A Escola Municipal Professor Celito Brito, que fica localizada no Loteamento Cidade Nova Residencial Gurungas, realizou hoje (24) o lançamento do PROJETO DE LEITURA intitulado "Quem lê enxerga o mundo com outros olhos - Guanambi: cantos e encantos de uma terra centenária"


O evento foi coordenada pela Vice-Diretora Professora Deyse e contou com uma apresentação musical da Professora Cássia Cotrim. A Professora Deyse fez uma explanação sobre o objetivo do Projeto de Leitura que visa contribui para a formação de alunos leitores críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes.




As professoras fizeram explanaram sobre as atividades de pesquisas a serem desempenhadas pelos alunos sobre os vários aspectos do desenvolvimento econômico, político, social e cultural no Centenário de Guanambi - Tema: Festas, danças e artistas locais - Professoras Alíria e Anna  Josaline (6º Ano); Tema: Aspectos Físicos com enfoque nos pontos históricos - Professoras Cassia e  Zenaíde (7º Ano); Tema: Economia e as relações de trabalho - Professoras Kamila e Anna Cecília (8º Ano); Tema: Guanambi e o progresso - Professoras Yndyhara e Luciana (9º Ano). 







  


A Diretora da Escola Municipal Professor Celito Brito, Professora Ildete Costa, fez a abertura do Projeto de Leitura destacando a preocupação da escola em desenvolver uma educação verdadeiramente comprometida com a qualidade e com o processo ensino-aprendizagem, através do estímulo da leitura e escrita e, consequentemente, melhorar o desempenho dos alunos em todas as áreas do conhecimento.

O historiador José Carlos Latinha fez uma palestra sobre o "Centenário de Guanambi -  Da Vila do Beija-Flor à Capital dos Ventos (1919-2019). Os estudantes passaram a conhecer e valorizar a história da cidade, bem como exercer na prática o conhecimento sobre os aspectos do desenvolvimento da cidade nos 100 anos de emancipação política.









O objetivo da palestra foi resgatar a história econômica, política, cultural e social do município, abordando os aspectos da pré-história e período colonial, bem como o processo de ocupação do Rio São Francisco.

A Vila de Beija-Flor pertenceu ao município de Palmas de Monte Alto e teve uma vinculação histórica com antiga Capital do Sertão – Caetité. 

Em 1919, Guanambi emancipou-se, transformando na Capital do Algodão e, hoje, é a principal cidade do sertão baiano – Capital dos Ventos.

A surpresa ficou por conta da estrutura montada com carinho e dedicação da sala de leitura.











O palestrante José Carlos Latinha parabeniza a direção, os professores, os funcionários e os estudantes do turno vespertino da Escola Municipal Professor Celito Brito pelo brilhante e revolucionário projeto de leitura e agradece a homenagem da escola - caneca com o nome do palestrante e do projeto.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão