Ato contra corte de orçamento da Ufba mobiliza estudantes, técnicos e professores

BAHIA NOTÍCIAS
por Fernando Duarte
Ato contra corte de orçamento da Ufba mobiliza estudantes, técnicos e professores
Foto: Leitor BN
Uma plenária seguida de uma caminhada entre a Faculdade de Educação e a Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) mobiliza estudantes, técnicos administrativos e professores da instituição de ensino na manhã desta segunda-feira (6). Representantes dos três segmentos da universidade protestam contra o corte de 30% do orçamento, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça (30). 

De acordo com o professor Carlos Zacarias, cerca de 3 mil pessoas participam do ato. "Estou na Ufba desde 2010 e nunca vi um ato tão grande assim, reunindo estudantes técnicos e professores", relatou Zacarias ao Bahia Notícias. A passeata interdita áreas nas proximidades do Vale do Canela e da reitoria.

O professor foi centro de uma polêmica em 2018 quando coordenou uma disciplina para discutir o impeachment de Dilma Rousseff dois anos antes, batizada como “Tópicos Especiais em História: o golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”. À época, Zacarias foi convocado pela Justiça para prestar esclarecimentos após o vereador Alexandre Aleluia (DEM) requerer a suspensão da disciplina (lembre aqui).

A motivação ideológica é apontada como uma das razões para que as universidades e institutos federais sejam alvos de cortes orçamentários pelo MEC. Em entrevista após o anúncio da redução dos orçamentos, o ministro Abraham Weintraub sugeriu que as instituições de ensino promovem a "balbúrdia" (lembre aqui). Além de permitir a disciplina coordenada por Zacarias, a Ufba foi palco para mobilizações como o Fórum Social Mundial, em março do ano passado e da Bienal de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes, já em 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão