Secretaria da Educação aborda papel pedagógico das fanfarras escolares

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta sexta-feira (15/03), uma reunião com representantes da Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônica da Bahia (ACBFFB). A rede estadual de ensino conta com mais de 200 fanfarras, que são uma ferramenta pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e que também cumprem o papel de promover a integração da escola com a comunidade.

Para o secretário Jerônimo Rodrigues, este diálogo contribui para fortalecer a arte musical nas escolas. “Precisamos fazer, inicialmente, um diagnóstico das fanfarras estaduais para conhecermos como, de fato, elas estão estruturalmente. E, poder dialogar com os representantes da associação é fundamental, pois temos a possibilidade de ouvir suas demandas e criar uma agenda que contribua para fortalecer o trabalho das fanfarras nas escolas”, destacou Jerônimo, ao falar, ainda, sobre o papel pedagógico das fanfarras. “Não adianta termos uma fanfarra desvinculada do processo de aprendizagem da escola, como uma atividade isolada. Queremos que o grupo seja uma ferramenta pedagógica para a melhoria do ensino e da aprendizagem, integrado às ações das Escolas Culturais e a iniciativas que envolvam projetos artísticos e esportivos”.

O presidente da ACBFFB e regente da fanfarra do Colégio Estadual Rômulo Almeida, Luis Fernando, falou sobre os desdobramentos do encontro. “Conseguimos apresentar pontos que achamos essenciais para a melhoria das fanfarras, que não são apenas para as datas cívicas, mas um trabalho de formação contínuo nas escolas”, acrescentou.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão