BAHIA TEM DESTAQUE EM EVENTO EM BRASÍLIA SOBRE ECONOMIA CRIATIVA

BAHIA ECONÔMICA

BAHIA TEM DESTAQUE EM EVENTO EM BRASÍLIA SOBRE ECONOMIA CRIATIVA
Coordenador do evento e presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli citou o caso da Bahia. “Um estado que tem a criatividade no seu DNA talvez pela diversidade de sua formação. Talvez pela força da cultura afro-baiana contrabalançando a influência da cultura judaico-crista. Temos o caldeirão criativo na música, na dança, no teatro e nas artes plásticas e acrescentou-se a pesquisa em ciência e tecnologia, onde se destaca por exemplo o Cimatec”, afirmou.
“Para tratar do tema, temos 12 palestrantes convidados – dez brasileiros, um de Portugal e uma da Colômbia – de áreas como economia, arquitetura, tecnologia e outras que incidem no tema central da Economia Criativa. Esse seminário, na verdade, é o cumprimento de uma etapa do processo de consolidação da Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento, que o PSB adotou no seu último congresso, em março de 2018”, explica o presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli.
A primeira palestrante do evento, Viviane Mosé, doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, afirmou que “estamos num processo de transição, saindo de um modelo piramidal para uma sociedade horizontal com diversos polos e neste contexto a internet permite um mundo mais amplo. Na nova sociedade não há topo”. Segundo ela, “a Economia Criativa é um modelo onde o que move a economia é a criatividade e a inovação. Este conceito está presente nas soluções diárias para a nossa vida e também na formação dos novos grandes conglomerados econômicos, como o Facebook”.
Já o compositor e músico Manno Góes frisou que a cultura integra a Economia Criativa, mas o conceito é mais amplo. “A Economia Criativa também significa inclusão econômica e social. Precisamos de um novo modelo. Portanto, este evento é muito importante e está antenado com a pós-modernidade”, frisou. O seminário é uma realização do PSB e da Fundação João Mangabeira, sob a curadoria do Instituto Pensar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão