Mesa Diretora da Alba recebe Bamin para discutir Mina de Ferro, Fiol e Porto Sul



A deputada Ivana Bastos, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), se reuniu, nesta terça-feira (12), com representantes da Bahia Mineração (Bamin) na sede do Poder Legislativo. O encontro, articulado já na primeira reunião da Mesa Diretora da Alba, contou com a presença do presidente da Casa, deputado Nelson Leal, além de líderes de todos os partidos e blocos, em um total de 29 parlamentares.

Segundo Ivana Bastos, o objetivo do encontro foi promover um amplo debate sobre a realidade da mineração no estado. "A reunião teve a finalidade de esclarecer o processo de implantação do projeto integrado da Mina de Ferro, em Caetité, do Porto Sul e da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto (antiga Fiol). Também tratamos, em especial, dos aspectos referentes à segurança que deve nortear a construção e operação de barragens de rejeitos", explicou.

O presidente da Casa, deputado Nelson Leal, e a proponente do encontro, a deputada Ivana Bastos apresentaram uma preocupação, levando em consideração a tragédia ocorrida na barragem em Brumadinho (MG). Eles afirmaram que o aspecto segurança é quesito essencial para efetivação dos empreendimentos.

Em resposta ao ponto destacado, a Bamin ressaltou o compromisso da empresa em proceder de forma a assegurar tecnologias que resguardem plena segurança e proteção aos baianos na implantação conjugada de todo projeto. Segundo a Bamin, o Governo da Bahia tem previsto a aprovação de uma legislação rigorosa sobre a normatização de construção e operação de barragens de rejeitos no estado. Desta forma, a empresa tem se preparado para atender a todas as exigências ambientais e de segurança. Os representantes da empresa destacaram ainda que o projeto de barragem da Bamin utilizará o modelo de alteamento à jusante.

Essenciais para a redenção econômica do estado, os empreendimentos representam um grande salto de qualidade no moderno desenvolvimento econômico e social da Bahia e, após anos de luta, encontram-se no momento final de concretização. Para este ano está previsto o início da construção do Porto Sul, em Ilhéus, além da disponibilização na bolsa de valores de São Paulo da concessão pública de exploração da Fiol, e da definição sobre o consórcio ou grupo de empresas que vão assumir o controle acionário do projeto integrado da Mina de Ferro em Caetité, do Porto Sul e da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto (antiga Fiol).

Ivana Bastos agradeceu o empenho do presidente da Casa e de todos os integrantes da Mesa Diretora pela participação no encontro. "O evento foi extremamente importante para esclarecer as informações a respeito desses grandes projetos estruturantes do estado que vão promover o desenvolvimento socioeconômico. Seguiremos na luta, trabalhando com responsabilidade para que esses projetos se tornem realidade, com toda fé promovendo emprego, renda e proteção aos baianos", destacou.



Camila Queiroz
Jornalista - SRTE 4752
Assessoria de Comunicação
Gab. deputada Ivana Bastos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão