Com apoio do Governo do Estado, Bienal da UNE começa nesta quarta-feira em Salvador

AscomGovBA


Dez mil estudantes de todo o país estarão reunidos em Salvador entre os dias 6 e 10 de fevereiro para participarem da 11ª Bienal da UNE – União Nacional dos Estudantes, o maior festival estudantil da América Latina. Estão previstos, ao longo da bienal, que acontece no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e terá entrada franca, dezenas de eventos culturais e educativos, além de visitas guiadas a diversas localidades da capital baiana.

Além das mostras culturais, shows e seminários, dentro da programação também acontecerão os encontros da base do movimento estudantil que trarão debates conjunturais, educacionais e de organização. A programação contará com oficinas, rodas de discussão e debates, conferências, mostras estudantis e atividades culturais.

A bienal foi o assunto tratado, inclusive, em reunião na Governadoria, em janeiro, com os organizadores da UNE e o governador Rui Costa. Ao longo dos últimos meses, o Governo do Estado traçou uma série de ações que serão desenvolvidas durante a Bienal, com destaque para a Fundação Pedro Calmon, temas ligados à economia solidária, campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres, o envolvimento de 500 policiais militares no esquema de segurança da Bienal, além da participação de representantes das universidades estaduais nos debates acadêmicos.

A Secretaria da Agricultura, por sua vez, cederá o Parque de Exposições, na Paralela, para a instalação das caravanas de estudantes. De acordo com organização do evento são esperadas entre 65 e 70 caravanas, que virão de ônibus e serão alojadas no Parque de Exposições, onde haverá policiamento 24 horas no perímetro externo dos dois acessos ao Parque.

Rui e Une
Governador se reuniu com representantes da UNE em janeiro. (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)


Abertura com Gil

A abertura da Bienal, que este ano completa 20 anos e terá como tema “Gil, um reencontro com o Brasil”, em homenagem à cultura brasileira, ocorrerá nesta quarta-feira (6), às 19h, no Teatro Castro Alves, com a participação do cantor e compositor Gilberto Gil, o principal homenageado. A entrada é gratuita. Após a abertura, ocorrerá um cortejo do Campo Grande à Avenida Carlos Gomes. O reforço operacional da Polícia Militar estará presente em toda a região e o cortejo será acompanhado por equipes da PM a pé e motorizado (com carros e motocicletas) até o encerramento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão