Ipiaú: Barragem da Mirabela é realmente segura? Medo de tragédias motiva debate

BLOG DO VALENTE



Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça este conteúdo0:00100%
Vamos colocar as barbas de molho
O desastre que já matou nove pessoas oficialmente mas com mais de 400 desaparecidos que podem estar mortos em Brumadinho, em Minas gerais esta semana, continua comovendo o Brasil e o mundo.
A ocorrência dessa repetida e anunciada catástrofe no vizinho estado mineiro fatalmente nos leva a questionar a segurança em uma barragem de mineração na região de Ipiaú.
Apesar dos constantes relatórios de que a referida barragem da Mirabela é segura e contra rompimentos, há sempre controvérsia, haja vista que a situação também era tida como controlada não só em Brumadinho como também em Mariana há 3 anos atrás, naquele que foi considerado o maior desastre ambiental do Brasil.
Cabe portanto a lideranças ipiauenses e regionais buscarem subsídios junto à empresa para resguardar ainda mais a segurança ambiental do médio Rio das Contas.
Quando da tragédia em Mariana, a ativista ambiental Socorro Mendonça, diretora do instituto Nossa Ilhéus, afirmou estar bastante preocupada com a possibilidade de contaminação com resíduos tóxicos da referida barragem que está situada a 1 km de distância do Rio das Contas, muito perto portanto do rio que dá nome e vida à  região.
A ambientalista afirma que a barragem da Mirabela ofereceria risco moderado de acidente mas, vale ressaltar, esse era o mesmo grau de risco da barragem que rompeu em Mariana, matando o Rio Doce.
Observando por esse aspecto, o Rio das Contas e cidades afluentes correm perigo.
A denúncia também tem sido feita desde 2011 pelo grupo ambientalista Papamel, que acusa a Mirabela de não estar cumprindo com os fatores condicionantes de segurança para manter a prospecção de níquel na maior mina da América Latina.
Em Itacaré lideranças tem se mobilizado para exigir providências. A cidade turística seria diretamente prejudicada na hipótese de um acidente, por ser foz do Rio das Contas no desemboque no mar.
O projeto Santa Rita, mesmo figurando como principal esperança na recuperação econômica da região, tem por obrigação demonstrar de modo prático à sociedade regional – e a técnicos independentes que possam conferir a coisa in loco – que sua barragem de rejeitos não oferece risco de rompimento.
Enquanto isso rezemos e ajudemos as vítimas de Mariana e Brumadinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão