Blog tabula o tamanho dos 24 partidos mais importantes do Brasil

PORTAL VERMELHO

 Em seu blog O Cafezinho, o jornalista Miguel do Rosário tabulou os números que representam o tamanho (em número de mandatos e filiados) dos 24 partidos mais relevantes do país. Segundo o levantamento, o MDB é o partido com mais filiados e prefeitos. No campo da esquerda, o PT é maior que os demais em número de parlamentares.

  
"Fiz uma compilação que estava há algum tempo querendo fazer, cruzando dados dos partidos políticos: filiados, quantidade de cargos eleitos ocupados. Trata-se de um resumo com os 24 principais partidos, classificado pela quantidade de vereadores eleitos em 2016, já pensando na estrutura necessária para as próximas eleições municipais, em 2020", diz Miguel do Rosário.

No levantamento que tabulou, observa-se que o PMDB é a legenda com o maior número de prefeitos (1.038) e vereadores (7.559) eleitos em 2016. O PSDB também possui um grande número de prefeitos (787) e vereadores (5.360).

No campo da centro-esquerda, as legendas com maior número de vereadores são, por ordem de grandeza: PDT (3.769), PSB (3.631) e PT (2.809). Em número de prefeitos eleitos, PSB vem à frente, com 404 administrações, seguido de PDT, com 328 prefeituras, e PT, com 256.

Ainda na esquerda, temos algumas outras legendas com peso relevante em número de vereadores e prefeitos. O PCdoB, por exemplo, tem 80 prefeitos e 1.002 vereadores. O PSOL, por sua vez, ainda é nanico em termos municipais, com apenas 2 prefeitos e 56 vereadores.



Leia a íntegra da matéria no blog O Cafezinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão