Lançamento do CD do Terno de Reis de Seu Alziro acontece nesta sexta, no Memorial Casa de Dona Dedé


Um grande momento cultural será realizado nesta sexta-feira, dia 14, às 19:30h no Memorial Casa de Dona Dedé. Em parceria com a Antiquis, a Secretaria de Cultura de Guanambi estará promovendo o lançamento do CD de Seu Alziro, retratando a história desta tradição marcante do reisado do Distrito de Morrinhos, onde anualmente é realizado o festival com participação de toda região. 
O Antiquis é uma organização independente que estuda a arte e registro da memória cultural do Sertão Antigo, sua herança, tradições populares e costumes. As pesquisas tem por objetivo a procura de vestígios que resistem em desaparecer e sobrevivem, hoje, às constantes mudanças sociais e à indução ao consumo de massa imposta às comunidades tradicionais rurais.
A Série Reisados é uma coleção de cds contendo o registro dos ternos de reis mais tradicionais e antigos do Alto Sertão Baiano. A tradição de reisado nessa região mantém-se ainda bastante preservada devido ao isolamento de muitas comunidades da zona rural e a distância dos grandes centros urbanos.
De acordo com o compositor, músico e produtor cultural, Anderson Cunha, “é um resgate desta tradição popular marcante nos costumes do nosso povo”.
Sobre Seu Alziro
Com a serenidade e a resiliência de seus 91 anos, morador do distrito de Morrinhos, Seu Alziro segue sua trajetória de mais de 70 anos como folião de reis, conhecido em toda região do Município de Guanambi, Sertão do sudoeste baiano. Filho de pai reiseiro, Alziro aprendeu em casa a tradição que carrega consigo desde adolescente. Homem da lavoura, ofício que aprendeu desde criança, acostumado a lidar com gado e montaria, Seu Alziro é dotado de uma sensibilidade única para as coisas que envolvem o Sagrado. Seu terno de reis, dos mais tradicionais da região, traduz a devoção e o respeito à antiga tradição do reisado, ritual que se confunde com a própria figura respeitosa do velho reiseiro de Morrinhos que ano após ano, se apresenta nas casas, nas ruas e nas praças durante os festejos natalinos, sempre acompanhado de seus foliões, antigos e novos amigos que o acompanham festejando a chegada do Natal e agradecendo pela dádiva da vida. Alziro é herança de um Sertão antigo que aos poucos desaparece na paisagem moderna da tecnologia digital e dos cataventos que produzem energia eólica na região. Isolado em seu tempo e seu mundo regido, ainda, pela natureza, Seu Alziro persiste em seu louvor à Graça e à Terra.
ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
- PREFEITURA DE GUANAMBI - 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão