Termina nesta terça-feira consulta pública para construção coletiva do novo Currículo Bahia

Governo do Estado da Bahia


A consulta pública promovida pela Secretaria da Educação do Estado para a construção coletiva do novo Currículo Bahia, referente às Educações Infantil e Fundamental, termina nesta terça-feira (13). As contribuições são realizadas por meio de Seminários Territoriais e pelo Portal da Educação

Podem participar professores, estudantes e gestores das redes públicas e privada, além de representantes de diferentes instituições educacionais e da sociedade civil, de modo a contextualizar os diversos componentes curriculares com a realidade baiana e os conteúdos educacionais trazidos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). 

As contribuições passarão por uma avaliação e servirão para a construção da versão final do Currículo Bahia. No Portal da Educação, estão sendo disponibilizados textos introdutórios dos componentes curriculares, organizações curriculares, além de textos integradores ao currículo voltados a questões como Territorialidade, Educação Socioambiental, Educação Inclusiva e Diversidade, para orientar na formulação das contribuições.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, destaca a importância das contribuições dos educadores, estudantes e sociedade civil. “O nosso compromisso é de que no dia 10 de dezembro façamos a entrega ao Conselho de Educação da Bahia de uma proposta curricular diferenciada, que atenda às perspectivas dos estudantes e que seja capaz de promover a qualidade na oferta associada ao Ensino Médio". 

Campello acrescenta que "a intenção é que, entendendo a educação como um processo integral e integrado, esta mudança no currículo do Ensino Fundamental repercuta na formação do aluno que chega no Ensino Médio, para que ele tenha continuidade no seu percurso formativo”.

BNCC 

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão