‘Sertão Cultural’ celebra parceria entre UniFG e AGL

Portal Fala Você

Presidente da AGL, Lajucy Donato, assina termo de cooperação técnica
O Centro Universitário UniFG faz parceria com a Academia Guanambiense de Letras para valorização de todas as expressões culturais
Uma noite memorável para a história dos 100 anos de Guanambi que valorizou a energia criativa do povo guanambiense, foi o ‘Sertão Cultural’, que aconteceu na ultima sexta (23), das 17h às 19h, no hall de entrada da UniFG, que celebrou a parceria entre o Centro Universitário UniFG e a Academia Guanambiense de Letras (AGL) com poesias, músicas, literatura, cordel e outras expressões artísticas e culturais.
  
 

O evento é fruto do curso de Licenciatura em Psicologia em parceria com a Academia Guanambiense de Letras (AGL)  para dar continuidade na segunda etapa do projeto Educadores de Guanambi: tecendo saberes, resgatando memórias em homenagem a programação das celebrações dos 100 anos de história de Guanambi UniFG. Este projeto tem a coordenação da Drª. Adriana Bomfim, professora da UniFG.

Coordenadora Profª. Drª. Adriana Bomfim
O ‘Sertão Cultural’ institui a ideia de pertencimento da UniFG através da valorização de todas as expressões culturais da cidade e região para incentivar a ocorrência de atividades culturais no ambiente acadêmico consolidada a partir da assinatura do termo de cooperação técnica. 
  


Reitor UniFG, Georgheton Nogueira, assina termo de cooperação técnica  com a AGL
O reitor da UniFG, Georgheton Nogueira, considera que a instituição se configurou como um movimento importante na educação superior da Bahia e de outros estados por articular varias ações voltadas para comunidade em trabalhos sociais, ações de natureza política ajudando o poder público no subsídio da formação de políticas publicas, a articular debates voltados aos desafios contemporâneos que a região tem, “aliás eu diria que a UniFG é uma das instituições mais oxigenadas no debate publico dos desafios da nossa sociedade, que entende o desenvolvimento da sociedade e atua nesse desenvolvimento de forma integral, olhando as dimensões como um povo sertanejo”, afirma.
 
Inspirado, Nogueira reitera que “uma sociedade é construída daquilo que é ‘simbólico’, do que expressa nas diversas manifestações culturais, a leitura, o dialogo que um povo estabelece num dado tempo da história”.
Georgheton Nogueira diz que “a importância do ‘Sertão Cultural’ tem haver com esse registro do tempo que nós vivemos, a arte tem essa missão de transportar a mensagem de um tempo a outro, a importância do esforço literário e artístico na construção da nossa humanidade que é o tecido das nossas vidas, onde se desenvolve os nossos hábitos, linguagens, inteligências e as nossas criações com o mundo. O esforço dessa grandeza tem que ser celebrado por nós e pelas instituições, é o que a UniFG pretende”, afirma o Reitor.
Lajucy Donato, presidente da Academia Guanambiense de Letras (AGL),  elogiou o Centro Universitário UniFG ao afirmar que a reitoria “tem conduzido seu trabalho além do campo educacional, com investimentos e envolvimento na área social e cultural”.
 Donato de forma poética expressa que “o escritor é um artesão que tece letras, que desenha sonhos, que faz histórias, essa vai ser a contribuição dos nosso trabalho na ocasião em que vamos comemorar os 100 anos de Guanambi. A presidente, reafirma que “os escritores na condição e linha de trabalho tem muito a contribuir com o ‘Sertão Cultural’,  e conclui o discurso com o pensamento: Escrever é imortalizar história, é trazer a vida aquilo que jaz a memória, o escritor tem a magia de encravar no papel fragmentos das vidas esquecidas, talvez no pedacinho do céu”.
A AGL foi representada pelos escritores Cláudio  Bispo de Almeida, Délia de Castro Costa Santos, Délio João Viana Martins, Benedito Teixeira Gomes, Lajucy Rodrigues Donato, Lucilia Domingues Donato e Osvaldo Veloso Vidal.
O 1º ‘Sertão Cultural’ expôs livros, origamis e quadros, produzidos por professores, acadêmicos da AGL e artistas regionais.
No sarau poético houve a apresentação do músico, poeta e cordelista Gil Martins e dos poetas e escritores: Osvaldo Vidal, Délio Martins,  Claúdio Bispo e Lajucy Donato.

Escritor Benedito Teixeira

Escritor Claúdio Bispo
Escritor Délio Martins
A origamista e escritora Délia de Castro Costa Santos lançou o livro ‘Somos Um’, com sessão de autógrafos  ao som do cantor Gil Martins.
Aluna do curso de psicologia
Destaque ‘Sertão Cultural’ expressão artística
Foi para Gilmar Batista Martins, 37 anos, natural de Santa Maria da Vitória-BA, mora em Guanambi-BA. Musicista, poeta e cordelista desde 1985 quando participou de um festival de poesia no dia das mães com apenas 8  anos de idade com a poesia “felicidade”.
 

Tem cinco cds e um dvd gravado e se inspira nos grandes nomes da musica nordestina de Onildo Barbosa, Patativa do Assaré, Bule Bule, Lourinho e Francinha, Luiz Gonzaga, os Nonatos e tantos outros.
Gil Martins enxerga o ‘Sertão Cultural’ como uma forma de alavancar a cultura da cidade. Assista sua participação musical no ‘Sertão Musical’.
O Centro Universitário UniFG continuará com as edições do ‘Sertão Cultural’ anualmente.
  





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão