Codevasf realiza 1ª Capacitação de Aquicultura do Médio São Francisco baiano na próxima terça-feira (20/11)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizará na próxima terça-feira (20/11), no Auditório da sua 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa, a 1ª Capacitação de Aquicultura do Médio São Francisco baiano. O evento é voltado para as pessoas que já trabalham com piscicultura na região ou que têm interesse em iniciar um trabalho e acontecerá a partir das 8h.

“O encontro surgiu da necessidade da disseminação de informações fundamentais para as iniciativas de aquicultura observadas a partir dos nossos contatos com associações beneficiadas pelas ações da Codevasf que fortalecem a aquicultura na região. Buscamos oferecer orientação para os pequenos produtores que estão criando peixes e não têm acesso a ações de assistência técnica. A ideia é unificar os conhecimentos, transformando os presentes em multiplicadores dessas informações”, explica Isabel Denis, técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa.

Palestrantes da própria Codevasf e de instituições convidadas como a Bahia Pesca, empresa pública vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa, passarão orientações em diversos campos relacionados à aquicultura para fortalecer a atividade na região.

O superintendente regional da Codevasf, Harley Nascimento, será o responsável pela abertura oficial do evento, marcada para as 8h. O evento contará com uma palestra sobre licenciamento, que será realizada pelo secretário do Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa, Lúcio César. José Luiz Sanches Júnior, representante da Bahia Pesca, por sua vez, realizará uma palestra com o tema de criação com bioflocos.

Tadeu Ramos, da Área de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em sua sede, em Brasília, fará uma apresentação sobre aquaponia. Já Rodrigo Bernardes, técnico do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (2ª/CIRPA), da Codevasf em Xique-xique, tratará sobre o manejo alimentar na piscicultura.

O encontro contará também com uma apresentação sobre construção de tanques escavados, que será realizada por Sérgio Farias, técnico da Unidade de Meio Ambiente da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa. Já Walkyria Feitosa, técnica do escritório da Codevasf em Barreiras, realizará duas palestras, uma sobre a piscicultura no oeste da Bahia, e outra sobre sanidade na piscicultura de espécies nativas. 

Além das palestras, a programação do evento, no início da tarde, reservará espaço também para depoimentos de pessoas que já trabalham com piscicultura, que passarão detalhes de suas experiências pessoais, como: Valqueres Souza, representante da Associação de Moradores de Jenipapo e Batata, do município de Serra do Ramalho, uma das associações beneficiadas pelas ações da própria Codevasf; Ubirajara Oliveira, representante da Cooperativa de aquicultores de Porto Novo, do município de Santana; além de Prudente de Morais, aquicultor do município de Santa Maria da Vitória e Correntina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão