O Casarão do Major José Guimarães em Urandi





No dia 01, a TV Latinha fez mais uma expedição na cidade de Urandi, antiga Umburana, com o objetivo de registrar a história dos monumentos do Período Colonial, dos prédios e casarões, dos trilhos e a estação da antiga ferrovia, igreja matriz, sobrado do Tenente-Coronel Pedro Soares de Carvalho (antiga Prefeitura), a capela do antigo cemitério velho, os Casarões do Major José Guimarães e da Família Cangussu, entre outros monumentos históricos.













Ao percorrer a cidade na ilustre companhia do amigo Baú Cangussu, paramos para conhecer o Casarão do Major José Guimarães que fica localizado na Rua Sebastião Alves Santana – Centro, nas proximidades da Praça da Igreja Matriz e do Prédio da Prefeitura Municipal.

 A surpresa ficou por conta da rica história abrigada no antigo casarão – Museu Vivo da História de Urandi. O Casarão foi de propriedade do ex-prefeito Major José Guimarães com mandatos em 1926 e 1928/1929, depois pertenceu ao ex-prefeito José Ferreira Santos “Tideca” com mandatos em 1948/1949 e 1967/1970. Atualmente, o casarão é de propriedade da família Liberato, descendentes de José Ferreira Santos.

Os atuais moradores, Carlos Liberato Silveira Santos (Chôa),Tereza Maria Silveira Santos de Paiva,  Luis Tadeu Silveira Santos e José Antonio Perdição de Paiva, nos recepcionaram mostrando o enorme acervo do casarão: porcelanas, móveis antigos, pinturas, retratos, objetos e utensílios domésticos característicos dos costumes e tradições do sertão baiano, documentos, radiola antiga, história e tradições dos presépios da família, entre outras preciosidade.

Leia mais sobre as tradições dos presépios da família Liberato - Carlos Liberato mantém a tradição que vem de várias gerações.


NARRATIVA HISTÓRICA
Preservação de Presépios 
http://historiadeurandi.blogspot.com/2010/01/urandi-bahia-e-suas-tradicoes-2.html



A curiosidade também é que o jornalista Giovanni Guimarães, personagem do livro Dona Flor e Seus Dois de Jorge Amado – Cap. 17, p. 488-490, também morou no casarão de propriedade do seu pai Major José Guimarães.






















 






Fontes: História de Urandi - Bahia de Sebastião Santos Silva e historiadeurandi.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão