Jaime Sautchuk : Meu último pequi






PORTAL VERMELHO

Os cenários socioambientais do Cerrado brasileiro estão mudando numa velocidade assustadora. Em verdade, estão desaparecendo. Em seu lugar, o avanço do latifúndio, devastando a fauna, a flora, o solo, as águas e as comunidades sem dó nem piedade, com todas as benesses do governo federal.

Na superfície, os efeitos das plantações de grãos são visíveis a olho nu, pois elas invadem faixas de domínio de rodovias, margens de cursos d’água e veredas, formando estranhos desertos verdes. Mas, o uso exagerado de agrotóxicos, por exemplo, gera danos bem mais sorrateiros sobre o solo, as águas e os próprios seres humanos, mudando pra pior as condições de vida.

Nos estados de Goiás e Mato Grosso, pra citar apenas dois, a ação dos ruralistas se expande por áreas outrora ocupadas por pequenos produtores, desfazendo formas de vida e suas culturas. Vão-se embora o catira e o cururu, as danças e festas populares, violas e violeiros, dando lugar ao ronco ácido de tratores e carretas.

Há muito tempo, a soja – ou o feijão de soja, como era chamado – era plantado nos estados do Sul, em maior quantidade no Paraná e Santa Catarina. Na década de 1970, porém, o Japão, altamente dependente dela, criou a Japan International Cooperation Agency (JICA) e financiou o Programa de Desenvolvimento do Cerrado (Prodecer), que pagou pesquisas da Embrapa e o plantio pioneiro, experimental, no Sul de Goiás e Oeste de Minas Gerais.

Eficiente, a Embrapa desenvolveu sementes que se adaptaram bem aos solos e climas tropicais, mas exigindo o uso de venenos de vários tipos inclusive pra evitar a rebrota das raízes de plantas nativas que haviam sido arrancadas. Assim, as lavouras de soja passaram a ser também depositárias de galões de agrotóxicos vazios.

Sem falar que alguns dos venenos aplicados nessas lavouras têm efeitos colaterais imprevisíveis, como o da taxa de suicídios entre as comunidades regionais. Expostas a esses agrotóxicos por longos períodos, as pessoas são levadas à depressão psicológica e daí à atitudes intempestivas, segundo pesquisas de diversas universidades brasileiras.

Estudos do Ministério da Saúde apontam um desses venenos, o glifosato, como também causador de câncer. No entanto, sua aplicação, inclusive por aviões agrícolas, é descontrolada. Atinge em cheio populações de todas as idades em residências, escolas, locais de trabalho e centros comunitários.

De igual modo, esses agrotóxicos escorrem pelo solo e chegam a córregos e rios ao rés do chão ou aos lençóis freáticos no subsolo, atingindo populações remotas. Esses efeitos são sequer mensurados pelas autoridades da saúde.

Não se trata aqui de questionar o valor nutricional da soja, um alimento multiuso. A questão é saber a quem ele serve. Como sabemos, a produção brasileira desse grão é quase toda exportada, deixando as áreas de plantio diretamente aos principais portos marítimos brasileiros. Pra trás, apenas o rastro. E a gente fica apenas lembrando do gostinho do arroz com pequi, cozido ao som de seriemas e sabiás.

* Trabalhou nos principais órgãos da imprensa, Estado de SP, Globo, Folha de S.Paulo e Veja. E na imprensa de resistência, Opinião e Movimento. Atuou na BBC de Londres, dirigiu duas emissoras da RBS.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão