De Mocambo a Candiba: a história da Fazenda Cobra



Foto - Livro Respingos Históricos de Teixeirinha.

"Peço atenção dos senhores 

Pra história que eu vou contar... "


Saga de Severinin


               Geraldo Azevedo



No dia 18.08.2018, a TV Latinha visitou a Fazenda Altamira - mais conhecida como Fazenda Cobra que fica localizada no município de Candiba, antigo Mocambo. O objetivo da TV Latinha é resgatar a história das antigas fazendas do sertão baiano.

A fazenda localiza-se no Km 808 da BR-122 em Candiba e foi construída há mais de 300 anos e pertence à família BatIsta Neves. A fazenda abriga as ruínas de um casarão do período colonial e as peças da descaroçadora de algodão movida à força animal. Também tem as ruínas da senzala dos escravos e a famosa tuia -  local nas fazendas onde, antigamente, armazenava grãos, principalmente o feijão catadô.


“Futuca a tuia, pega o catadô
Vamos planta feijão no pó”

Arrumação
Elomar Figueira Melo

A Fazenda Cobra é de propriedade de Aderbal Batista Neves Teixeira Filho e foi deixada por herança de pai para filho por várias gerações da tradicional família Batista Neves – Bisavô Agrário Antunes Teixeira, Avô Manoel Antunes Teixeira e do Pai Professor Aderbal Batista Neves Teixeira.


A tradicional Fazenda Cobra pertenceu ao território da Vila Beija-Flor, hoje Guanambi, sendo que o atual município de Candiba – antigo Mocambo era um dos distritos da Vila de Beija-Flor. Candiba foi desmembrado de Guanambi, através da Lei Estadual de nº 1.756, de 27 de julho de 1962.

Fonte - Revista Integração.

Fonte - Livro Respingos Históricos de Teixeirinha.

CURIOSIDADES DA FAZENDA COBRA



Na Fazenda Cobra ainda existe partes de uma usina movida à força animal, as madeiras  da antiga linha do telégrafo, das ruinas do casarão e da senzala dos escravos, a estrada que era passagem para a Vila do Beija-Flor – antigo caminho de passagem da tradição dos tropeiros, das viagens e das travessias do sertão, bem como um riacho e um lajedo que tem a marca de uma cobra, que foi referência para a denominação da Fazenda Cobra e vários caldeirões de água semelhantes ao formato de caixão de defunto do Lajedo da Leocádia em Guanambi.















































  


A fazenda abrigou umas das primeiras usinas descaroçadoras de algodão na época da cotonicultura regional.

A TV Latinha agradece a recepção do amigo Aderbal Batista Neves Teixeira Filho, da amiga Jack Medrado Batista Neves, dos amigos Neto, Alcione e familiares, destacando a importância de resgatar mais uma história das antigas fazendas do sertão baiano.  A visita foi acompanhada por José Carlos Latinha, Graça Donato e Ariovaldo Nascimento ‘Serralheiro”.

FONTE DE PESQUISA - REVISTA INTEGRAÇÃO DE JOÃO MARTINS E O LIVRO RESPINGOS HISTÓRICOS DE DOMINGOS ANTÔNIO TEIXEIRA  "TEIXEIRINHA".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão