ALBA celebra 220 anos da Revolta dos Búzios





Uma Sessão Especial em homenagem aos 220 Anos da Revolta de Búzios - Caminhos da Igualdade, proposta pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), será realizada no dia 23 de agosto, às 14h30, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia.

Também chamada Revolução dos Alfaiates, foi um dos marcos da história baiana em defesa da Liberdade, da Independência, implantação da República, abolição da escravatura, livre comércio, e muito mais.
Visava libertar o Brasil-Colônia do jugo colonizador de Portugal, com muitas bandeiras, tais como independência da Capitania, implantação da república, abolição da escravatura, igualdade para todos, livre comércio com as nações do mundo, interrupção de vínculo com a Igreja do Vaticano, instituição do trabalho remunerado, melhoria do soldo militar e garantias para os plantadores de cana, fumo e mandioca, assim como para comerciantes.

Calcula-se que centenas de pessoas estivessem engajadas no levante, em sua maioria pertencentes às camadas mais desassistidas da sociedade. Segundo os estudiosos, apenas 33 deles foram processados, sendo 11 escravos, seis soldados da tropa paga, cinco alfaiates, três oficiais militares, dois ourives, um pequeno negociante, um bordador, um pedreiro, um professor, um cirurgião e um carpinteiro.

Desses - desbaratado o movimento, como exemplo máximo de sofrimento, crueldade e tragédia, sobre quatro recaíram as penas de enforcamento, seguido de esquartejamento e exposição de despojos fixados em postes e espalhados por vários pontos da cidade. Dois deles soldados (Luiz Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas do Amorim Torres) e dois artesãos (João de Deus do Nascimento, mestre alfaiate, e Manoel Faustino dos Santos Lira, então oficial alfaiate, mas ex-escravo), livrando-se da punição severa um quinto personagem, Luiz Pires, também artesão, porque desaparecera, sem deixar rastros, numa Bahia colonial, cuja estrutura social se assentava no patriarcalismo e na economia escrava.

SERVIÇO
O que: Sessão Especial em celebração aos 220 anos da Revolta dos Búzios
Quando: Quinta-feira, 23 de agosto de 2018
Horário: 14h30
Onde: Assembleia Legislativa da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão