Semana de mobilização da educação: vamos mostrar ao governo golpista que o Dia D da BNCC do ensino médio será o dia da sua derrota!


O Ministério da Educação - MEC e o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED, em uma ação totalmente midiática, estão anunciando que o próximo dia 02 de agosto será o dia D para se discutir nas escolas a proposta de BNCC do ensino médio. Ora! Convocar as escolas para o debate em pleno recesso escolar e dedicar meio período de um dia de trabalho para se discutir uma proposta que ninguém conhece de mais de 150 páginas não passa de uma grande piada.
Como já expresso pela CNTE em outras oportunidades, a proposta de BNCC do governo é tão esdrúxula que sequer conseguiu apoio unânime no âmbito do CNE. Trata-se de uma proposta que pretende acabar com a profissão do magistério no Brasil, reduzindo drasticamente a necessidade de contratação de professoras e professores nas escolas. Além disso, cria e consolida um verdadeiro apartheid social ao estabelecer, definitivamente, um tipo de educação voltado para as classes mais abastadas da sociedade e, por outro lado, uma educação voltada para os filhos das classes populares. Será a institucionalização de que o estudante pobre no Brasil deve mesmo se resignar a não entrar na universidade e se contentar com a formação técnica para as profissões menos qualificadas. Afinal, universidades públicas devem se destinar somente aos filhos das elites, assim pensam.
A reforma do ensino médio e sua correspondente BNCC são propostas elitistas de educação, promovidas por um governo golpista e avesso à democracia e aos pobres. Ambas caminham na contramão da inclusão e não atende aos interesses das maiorias. Por isso, defendemos a rejeição da BNCC e a revogação da Lei 13.415, que institui o “novo” ensino médio.
Acesse a página eletrônica da CNTE e veja os documentos que comprovam o verdadeiro desastre que a reforma do ensino médio e sua BNCC representam. A ideia é que essa proposta seja retirada da pauta! Se ela passar, que seja boicotada em sua implementação! Não podemos admitir uma reforma de base curricular que atenda somente aos interesses da mercantilização e da privatização da educação! Não por outro motivo, a Fundação Lemann, a Editora Abril e o Google estão investindo mais de 3 milhões de dólares para implementar a BNCC nas escolas brasileiras! Nossos interesses são outros! Nosso compromisso é com a educação pública, gratuita, universal, democrática, laica e de qualidade socialmente referenciada!
Seguimos na resistência! Esses golpista irão entender que o verdadeiro dia D da BNCC será o dia de sua derrota nas comunidades escolares por todo o Brasil!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão