Moradores denunciam crime ambiental na Gruta da Boca da Lapa em Feira da Mata




























Ontem (08), o Presidente da ONG Prisma visitou o distrito do Ramalho no município de Feira da Mata com o objetivo de verificar a denúncia dos moradores de um crime ambiental que provocou a mortandade de diversas espécies de peixes na Gruta da Boca da Lapa. 

O Presidente da ONG Prisma, José Carlos Latinha, percorreu a área acompanhado pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Feira da Mata - Cristiano Pereira da Cunha (Cristiano Ramalho),  o ambientalista Cléber de Oliveira, o ex-vereador Francisco Pereira Lopes (Mera) e de vários moradores do distrito do Ramalho.

A Gruta da Boca da Lapa fica localizada na Serra do Ramalho é tem uma nascente de água que percorre todo o vale, garantindo o abastecimento humano e animal, a irrigação dos pequenos produtores da agricultura familiar que produzem diversas culturas e é um sub-afluente do Rio São Francisco. 

No processo de investigação, a comitiva percorreu mais 700 metros da gruta e identificou a mortandade de diversas espécies de peixe, cobra e ave. O mal cheiro de animais mortos na área configura um crime ambiental grave.   

Os moradores exigem do Poder Público Municipal, Estadual e Federal uma investigação urgente do crime ambiental, bem como reivindicam a preservação desse importante manancial de água do sertão baiano. 

A denúncia do crime ambiental será encaminhada para o INEMA - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia , a Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Os moradores colheram amostras da água para uma investigação sobre esse grave crime ambiental, pois a água tem apresentado uma coloração esverdeada, o que indica contaminação. 

O Poder Público Municipal deve tomar medidas rigorosas para apurar o fato e punir com rigor os autores do crime ambiental, bem como encaminhar para o Legislativo Municipal proposta de projeto de lei para transformar a Gruta da Boca da Lapa em uma área de proteção permanente e Parque Municipal Ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão