Guanambi: Autoridades não falam em Plano Municipal de Saneamento Básico para regular tarifa de esgoto


Agência Sertão
- Tiago Marques

Nas últimas semanas, o debate em torno da prestação de serviço e das tarifas da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está acalorado na Câmara Municipal de Guanambi. Os vereadores Nal (PSDB) e Edileno (Dem) usaram a tribuna para protestarem contra a empresa e sobre uma possível omissão da prefeitura em relação à cobrança da tarifa de 80% de esgoto. A vereadora Lilia (PSDB) apresentou um novo projeto de lei que versa sobre a taxa de esgoto.
O vereador Nal ainda falou sobre uma dívida da prefeitura com a Embasa no valor de R$  43.322.012,85 (quarenta e três milhões, trezentos e vinte e dois mil, doze reais e oitenta e cinco centavos) e sobre uma cláusula no contrato da Embasa que estabelece renovação automática, caso o município não se manifeste em até um ano antes do fim do contrato, que no caso será dia 14 de junho de 2019.
Em resposta, a prefeitura emitiu uma nota contestando as informações dos vereadores. Segundo o poder público municipal, o contrato citado pelo vereador não tem mais validade, pois foi revogado em 2008. Neste caso, segundo a nota, a Embasa opera os serviços de água e esgoto na cidade sem um contrato formalizado.
A nota ressaltou que o prefeito Jairo Magalhães não reconhece os valores dos débitos levantados pela Embasa, e que irá contestar os valores, como feito por todos os gestores anteriores, sendo questionado e cobrado também os débitos que a empresa detém com o município.
Procurada pela reportagem, a Embasa informou que emitirá uma nota de esclarecimento sobre o assunto.
A falta de um plano de saneamento
Saneamento básico nunca foi preocupação prioritária nem de políticos e nem da população. O assunto só veio à tona até que a Embasa passou a cobrar 80% sobre o consumo de água relativo à coleta e tratamento do esgoto, a partir daí uma batalha judicial entre Ministério Público Estadual e Embasa teve início. Esta batalha começou em 2008, assim que começou a obra de mais de R$36 milhões, executada pela Embasa com recursos federais. Na época a Embasa já queria cobrar pelo serviço antes de concluir a obra, o que fez com o que o Ministério Publico agisse para impedir.


Em 2010 a obra foi concluída, foi construída a estação de tratamento e o sistema de coleta que atende a cerca de 54% dos domicílios, ou seja, pouco mais da metade do esgoto gerado é coletado e tratado, sem contar os inúmeros problemas que o sistema apresenta. Passados quase cinco anos a Embasa conseguiu na justiça o direito de cobrar a taxa de 80%, o ministério público recorreu, mas a Embasa mais uma vez ganhou nos tribunais. Prefeitura e vereadores fizeram um esforço para que a taxa fosse reduzida para 40%, através da aprovação de uma Lei Municipal. Em primeira instância a justiça determinou que a Embasa cumprisse a lei, porém mais uma vez a decisão foi revogada, pois o TJ-BA considerou que não cabe ao município legislar sobre este tema.

O que pode ser feito já era pra ter sido realizado desde 2008, quando o sistema de coleta e tratamento de esgoto começou a ser construído, a elaboração do plano municipal de saneamento básico. A Embasa assumiu o serviço, porém não foram feitos estudos e muito menos consultas públicas na época, ou seja, não existe um plano em Guanambi, nem uma regulamentação completa sobre o serviço. O que existe é uma autorização à Embasa. Na decisão judicial que autorizou a Embasa a voltar a cobrar a taxa de 80%, a própria empresa admitiu que só a elaboração do plano pode reduzir a taxa.
Há quem defenda que a concessão dos serviços de água deve ser retirada da Embasa, mas o assunto é muito complexo. A indisponibilidade de água na região torna o produto caro, uma vez que precisa ser bombeado por mais de 100 Km do rio São Francisco até a torneira das casas. Outro impedimento se refere aos ativos da Embasa que precisaria ser indenizada para passar para a prefeitura ou autarquia administrar toda sua rede de tubos, caixas d’águas, bombas e estações. Além de que, a prefeitura não possui vocação para adotar este tipo de sistema, precisa de um corpo técnico qualificado tanto para tratar a água como para tratar o esgoto.
A população precisa decidir os destinos do planejamento da cidade e a Embasa precisa justificar o motivo de cobrar 80%. A legislação federal estabelece que a taxa deve variar entre 60 a 100% dependendo da complexidade e dos custos do serviço, então é necessário que prefeitura, vereadores e população elaborem logo o plano e pressionem a Embasa a cobrar o mínimo, ou que a empresa instale medidores de saída de esgoto. Enfim, o debate precisa começar logo, o assunto foi amplamente debatido nas eleições de 2016, no entanto nenhuma ação concreta foi tomada até então.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão