A Fiol na espera dos chineses. E do próximo presidente também

A TARDE

Levi Vasconcelos

Se o governo de Michel Temer cumprir o que prometeu e licitar o resto dos 125,5 km do lote 1 da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), até este ano, as obras do Porto Sul, em Ilhéus, serão iniciadas em janeiro de 2019. Será que dá? 
Nem a deputada Ivana Bastos (PSD), presidente da Comissão da Fiol da Assembleia, uma entusiasta do projeto, bota muita fé.
– Está um pouco difícil.
A questão é que o prazo para o governo firmar tais contratos termina dia 30,  por conta da eleição.
Quase realidade —Apesar de estar em vias de consolidar mais um atraso, Ivana diz que a Fiol é quase uma realidade, apesar das circunstâncias e do momento não ajudar muito: no trecho Ilhéus-Caetité,  que interessa aos chineses e à Bamin, o Lote 2 (117 km) está 83,8% executado, o Lote 2A, o túnel Mandacaru, em Jequié, está pronto,  o 3 (115 km), com 95,5%, o 4 (89,2%, 178 km), com 76,6%, e o 1 com apenas 40,3%.
A banda mais atrasada, a parte que está por  conta da Valec, entre Caetité e Barreiras, só o Lote 5A, a ponte sobre o rio São Francisco, está com 89,2% pronto. Os demais, menos de 20%.
Segundo Ivana, no Porto Sul ainda há um probleminha. Está valendo uma decisão da juíza federal Letícia Daniel Bolsonário que proíbe a supressão da vegetal na área, aguardando uma reunião de conciliação com o Ministério Público e empresários. No mais, é esperar a eleição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão