JORGE JORNAIS: MEMÓRIAS DE GUANAMBI - BAIRRO VILA NOVA

TEXTO E FOTOS: JORGE JORNAIS- O POPULAR CLASSIFICADOS





O Vila Nova foi o primeiro bairro a surgir em Guanambi por volta do ano de 1952. A denominação de Vila Nova foi dada por causa do rápido agrupamento de casas ali construídas, formando uma espécie de vila. Mais tarde, entre os anos de 1956 e 1959, a expansão do bairro foi influenciada pelo então prefeito Dr. José Humberto Nunes, que distribuiu lotes para pessoas da zona rural e de cidades vizinhas, que em busca de melhores condições de vida para seus filhos, mudaram-se para Guanambi, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do bairro.

LEMBRANÇAS HISTÓRICAS DO BAIRRO

FAZENDA CASA NOVA

O Bairro Vila Nova surgiu em terras da Fazenda Nova, resultante do desmembramento de uma das grandes fazendas de Palmas de Monte Alto, compreendendo todo o Bairro Vila Nova, Lagoinha, Taboinha, Lajedão, Monte Pascoal, parte do Centro e Aeroporto Velho. Este desmembramento foi comprado pelo Sr. Francisco Couto, e vendido em agosto de 1917 ao Sr. José Ladeia Lobo (Dodô Lobo), que derrubou a antiga casa sede da fazenda, construindo uma nova sede, fato que deu origem ao nome da fazenda: Casa Nova, ainda hoje existente nos limites do bairro. Em sua extensão a fazenda possuía importantes mananciais, como a Lagoinha e o Lajedão, que serviram à comunidade por longos.


CEMITÉRIO VELHO

Construído entre os anos de 1870 e 1872, situava-se à Rua Tiradentes. O último sepultamento foi registrado no ano de 1959. Desativado nos anos 80, no seu lugar foi construída uma igreja.


USINA DE ARROZ 



Construída por volta de 1955 por Milton Teixeira Domingues e logo depois vendida ao Sr. Jesuíno, que instalou a máquina de beneficiamento de arroz. Hoje está desativada, mas a construção ainda existe à Rua Castro Alves.


MÁQUINA DE BENEFICIAMENTO DE ALGODÃO 

Máquina de beneficiamento de algodão – Instalada por José Antônio Gomes (Zezim Graia) em torno de 1953, onde hoje se localizam as residências de Ivana Bastos e Gilmar Andrade, na Rua Castro Alves. Funcionava a base de caldeiras e trouxe progresso para a cidade, 

FEIRA DO TAMARINDO 

Era um comércio informal que acontecia debaixo de um tamarineiro ainda hoje existente na Praça Joaquim Domingues de Souza. Chegou a ser considerada a segunda feira de Guanambi.


CASA DO TÚMULO DE JOAQUIM DIAS GUIMARÃES. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão