DIA 5 DE JUNHO: I FÓRUM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE GUANAMBI









Hoje (3), na SEAMA - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi, aconteceu a reunião ordinária do CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE com o objetivo de debater a organização e o planejamento do I FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE GUANAMBI

A reunião foi coordenada pela secretária do Conselho, Jorgiane Gomes, e o representante da Secretaria de Educação, Professor Welton Dias, que apresentou o projeto de organização do I Fórum de Educação Ambiental de Guanambi.

O fórum é uma realização da Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Saúde e as entidades ambientais e comunitárias.

O I Fórum de Educação Ambiental será realizado no dia 05 de Junho - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, onde acontecerá palestras, grupos temáticos e uma caminhada em defesa do meio ambiente.


I Fórum de Educação Ambiental
Guanambi – Bahia – Brasil

CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

JUSTIFICATIVA

“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos.” Assim pensando, o I Fórum de Educação Ambiental de Guanambi com o tema “Desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável” visa proporcionar um espaço de debate em torno da necessidade de uma urgente mudança de comportamento dos sujeitos na sua relação com meio.

A proposta é refletir sobre as questões socioambientais relacionando-as com os temas transversais, visando à conservação da vida na Terra, promovendo um diálogo coletivo em prol da construção de um projeto de futuro numa visão positiva do amanhã.

Para tanto, é preciso um esforço muito grande junto à sociedade civil para ser ouvido e respeitado por aqueles que foram escolhidos e eleitos para representar os interesses coletivos, por isso a necessidade de se mobilizar fora e dentro dos muros das organizações.

Objetivo geral


Criar um espaço de discussão e proposição acerca das questões ambientais do Município de Guanambi, para elaboração de um plano de ações educativas para a comunidade, visando práticas conscientes de conservação do meio ambiente e de construção de sujeitos do desenvolvimento sustentável.

Objetivos específicos

1.    Oportunizar a troca de experiências entre as instituições sociais e as escolas;
2.    Qualificar a formação de uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução de problemas sociais e ambientais;
3.    Buscar caminhos e adotar estratégias de cuidado com o ambiente;
4.    Discutir a temática “segregação de resíduos sólidos” com fins de criação de estratégias para melhor orientação do processo no município;
5.    Discutir e avaliar ações para a arborização urbana;
6.    Refletir sobre a conservação da fauna e da flora no Município de Guanambi e criar ações para um mapeamento da atual realidade e para orientar a preservação;
7.    Discutir e incentivar projetos de pesquisa que investiguem os problemas de poluição no município para melhor orientar a população sobre seus malefícios.
8.    Divulgar as campanhas da Secretaria de Meio ambiente, a saber: Piracema, Coleta seletiva, Arborização urbana, Devolução voluntária de animais silvestres, Coleta reversa;
9.    Incentivar ações para melhorar a mobilidade urbana, a poluição sonora e atmosférica, o descarte de resíduos sólidos, eficiência energética, economia de água, entre outros aspectos, que contribuem para tornar uma cidade sustentável;
10. Refletir sobre os benefícios da agricultura sustentável e criar estratégias para sua divulgação;
11. Discutir sobre os impactos dos grandes empreendimentos no ambiente local;
12. Proporcionar meios interativos e democráticos para que a sociedade possa produzir conteúdos e disseminar conhecimentos, através da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão