Seplan lança Polo de Beneficiamento e Escola Técnica do setor mineral


Fomentar novas oportunidades de desenvolvimento no comércio, infraestrutura portuária, logística, agricultura, turismo e manufatura no estado da Bahia. Este um dos objetivos firmado no Memorando de Intenções na província de Tianjin – China, entre o Governo da Bahia e o Governo da chinês na última viagem realizada pelo vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, ao país asiático.

Nesta segunda-feira, 08, Leão se reuniu com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), do Sindicato das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (Simagran-Ba), prefeitos dos municípios de Terra Nova e Paramirim, além de técnicos das Secretarias Estadual do Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE), e representantes da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC) e Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) para tratar da implantação do Polo de Beneficiamento de Mármores e Granitos no município de Terra Nova e também da instalação de um Centro de Capacitação Técnica Preparatório no território da Bacia do Paramirim para profissionalizar a mão de obra do setor mineral que tem o estado da Bahia como um dos maiores exportadores deste tipo de rocha para China.

O Vice-governador da província de Tianjin manifestou interesse numa cooperação técnica com governo baiano e o vice-governador João Leão salienta a importância deste acordo no momento em que o Brasil enfrenta uma crise econômica agravada pela crise política. “Para enfrentar a crise precisamos avançar e estamos fazendo isso planejando a Bahia. Graças ao planejamento a Bahia é um dos três estados brasileiro com suas contas em dias. E agora com este polo de beneficiamento de mármores e granitos e este centro de capacitação técnica vamos gerar emprego, renda. E gerando emprego e renda geramos receita. E é com as receitas que o governo mantem as contas em dias e continua investindo para melhorar a vida do baiano. É planejando que se enfrenta a crise” ressalta o vice-governador João Leão.

AG-TER
A Agenda de Desenvolvimento Territorial da Bahia (AG-TER), é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Planejamento, que visa articular ações entre atores públicos e privados para o desenvolvimento dos Territórios de Identidade e melhoria das condições de vida da população baiana. Técnicos da Diretoria de Planejamento Territorial da Seplan, juntos com membros da SUDIC realizarão uma série de estudos para identificar o potencial econômico do Polo de Beneficiamento junto aos representantes do Simagram-Ba e Abirochas no território da Bacia do Paramirim.

A Bahia é o terceiro produtor brasileiro de blocos brutos de rochas ornamentais, atrás dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, respectivamente primeiro e segundo principais produtores nacionais. As rochas baianas são mundialmente famosas pela diversidade e exotismo dos seus padrões, especialmente o padrão cromático. O estado detém a maior diversidade de padrões cromáticos do país, sendo o principal produtor de rochas com padrões exóticos.

A variedade de granito Azul Bahia e dos quartzitos Azul Macaúbas e Azul Imperial têm o estado como único produtor mundial. Atualmente merecem destaque as variedades de quartzitos brancos, azuis, verdes e os conglomerados de matrizes verdes e vermelhas. Merecem destaque ainda a produção de granitos movimentados, róseos, vermelhos, cinzas, amarelos e verdes em suas diversas nuances, já considerados clássicos no mercado internacional. O estado se destaca ainda como único produtor brasileiro de mármores travertinos e maior produtor nacional de quartzitos exóticos.

Fonte: Ascom Seplan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão