Grupo americano comunica ao prefeito Jairo Magalhães o início dos investimentos no primeiro parque solar de Guanambi





O prefeito Jairo Magalhães, e o vice-prefeito e Secretário de Indústria e Comércio, Hugo Costa, tiveram uma semana de intensas reuniões com investidores de variados segmentos, com a finalidade de gerar emprego e renda na cidade de Guanambi. Após receber o comunicado oficial da construção na cidade, da sede administrativa regional da empresa AES Tietê, que administra o Parque de Energia Eólica Alto Sertão 2, mais uma grande notícia foi oficializada na tarde desta sexta-feira (23), a do início da construção e investimentos do primeiro parque solar na cidade, através da empresa UFV Verde Vale 3 Energia Solar S.A, que na reunião estava representada por Roberto Lopes, diretor de projetos e operação da companhia. Na oportunidade, foi apresentado o projeto e falaram dos investimentos e ações em parceria com o município.

A empresa adquiriu o projeto em dezembro do ano passado, com ações iniciadas em janeiro deste ano, com prazo de entrega das obras para o mês de julho, onde será conectado ao sistema nacional. Ao todo, o empreendimento terá 51.480 módulos fotovoltaicos (Placas solares), com capacidade de gerar 15 mega-whats, o que daria para atender uma cidade com 45 mil habitantes. No pico da obra, existe a estimativa da geração de 250 empregos diretos, com preferência, para trabalhadores locais.

Para o prefeito Jairo Magalhães foi uma grande satisfação e alegria saber do início de construção do primeiro parque solar na cidade, o que será um marco no desenvolvimento e geração de emprego e renda, assim como foi o da energia eólica. “Nossa cidade tem os melhores ventos, e radiação solar, que combina com a garra e vontade do nosso povo, que tem uma vocação especial para o trabalho”, comemorou o prefeito.

Já Hugo Costa, salientou da importância desta vocação em que a cidade tem na produção de energias renováveis. “Estamos satisfeitos em saber deste investimento inicial, de mais um vetor de desenvolvimento e geração de renda para a cidade e seus cidadãos, e teremos, com certeza, mais investimentos a curto e médio prazo, com mais parques solares sendo iniciados”.

Para o diretor da empresa e especialista no setor, o território de Guanambi tem capacidade para a implantação de novos parques solares a curto e médio prazo, devido a  diversas particularidades da cidade, e principalmente pela sua radiação solar.

O representante da empresa estava na companhia do engenheiro e empresário do segmento Jaime Bastos, diretor da empresa EDENA Energia, que participa do empreendimento. O empresário é referência na região, nos estudos e  investimento em energia solar, e  direcionou o prefeito na visita ao canteiro de obras, que aconteceu no período da tarde.
  
“Viemos apresentar o projeto ao prefeito, falar de geração de empregos e investimentos na cidade, a vocação de Guanambi  para estes negócios foi um ponto que atraiu o grupo americano a adquirir este projeto, a cidade está escrevendo mais uma página na energia renovável, já tem a eólica, e agora, como em Bom Jesus da Lapa e outras cidades do Brasil, a cidade entra definitivamente nesta rota de desenvolvimento da energia solar”, frisou Roberto Lopes.  
   
Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guanambi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão