TV LATINHA PRESTA HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DA PROFESSORA NELSA LUZIA TEIXEIRA



Ontem (13 de Dezembro), a ilustre Professora Nelsa Luzia Teixeira “In memoriam”  completaria 101 anos de muitas lutas e histórias de dedicação à formação de várias gerações de estudantes de Guanambi. Professora Nelsa faleceu com quase 100 anos. 

A TV LATINHA presta homenagem ao centenário da professora NELSA LUZIA TEIXEIRA. Para José Carlos Latinha, ex-vereador de Guanambi, que esteve na residência das filhas da professora Nelsa Luzia hoje (14 de Dezembro de 2017): “A Cidade precisa homenagear a figura história da PROFESSORA NELSA LUZIA que foi uma baluarte da educação de Guanambi, e deu enorme contribuição a construção de uma Guanambi mais justa e mais fraterna, oferecendo e transmitindo os seus ensinamentos e a sua sabedoria para várias gerações de jovens. Homenagear a professora NELSA LUZIA TEIXEIRA, símbolo da história da educação em Guanambi, é nosso dever”.

BIOGRAFIA DA PROFESSORA NELSA LUZIA TEIXEIRA



Foto 4 - PROFESSORA NELSA LUZIA TEIXEIRA.



Nelsa Luzia Teixeira nasceu no dia 13 de dezembro de 1961, no Distrito do Gentio. É filha legítima de Generaldo de Souza Teixeira e Maria Rosa Teixeira. Aos cinco anos de idade frequentou uma Escola Particular no Gentio, cujas professoras particulares vieram da cidade de Livramento. Continuou mais tarde os seus estudos na cidade de Caetité, onde foi diplomada para Professora Primária no dia 20 de Novembro de 1938, realizando assim o seu maior desejo e de seus pais. Em janeiro de 1940 fez o curso para o magistério em Salvador, achando-se apta ao Ensino, foi nomeada pelo Prefeito de Guanambi, Senhor José Ferreira Costa, para a 1ª Escola Municipal desta cidade da qual tomou posse no dia 12 de maio de 1939. Em 1941 foi nomeada pelo Governador Landulfo Alves, na época, para Itaguassu, hoje Mutans; em agosto de 1942 foi transferida para o Gentio onde ficou até 1949 com o termino do açude. Voltou novamente para Guanambi. Lecionou no Grupo Escolar Getúlio Vargas – desta cidade. Em 1951 foi nomeada Vice Diretora do Grupo Escolar Gercino Coelho onde era Diretora a Professora Elza Borges Bastos Laborda. Em 1952com o afastamento da Senhora Diretora ficou como sua substituta a Professora Nelsa que continuou no referido grupo como Diretora até agosto de 1974 época em que a referida professora foi aposentada. A Professora Nelsa continuou lecionando Português nos Colégios São Lucas, de Guanambi, Colégio de Maximinio e no Magalhães Neto. 1983 nasceu o primeiro neto, época em que ela deixou completamente o Ensino. Residiu em Guanambi à Rua Dr. Joaquim Manoel, nº 180. Foi viúva de Bellarminio Othon Teixeira com que viveu 52 anos. Casaram-se em 1946 e ele faleceu em 1999. Autobiografia

Dona Nelsa Luzia Teixeira faleceu em 2016.

















Fotos - Acervo da Família de Nelsa Luzia Teixeira e de Latinha/Dário Cotrim/Prof. Celito Brito/Google.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão