GUANAMBI RUMO AO CENTENÁRIO



Em 2019, Guanambi irá comemorar o centenário do município, que foi criado sob o nome "BEIJA-FLOR", e emancipado em 1919.


A cidade inicia como uma pequena vila de Monte Alto,  passagem para descanso dos tropeiros na lagoa, desenvolveu o comércio na feira livre e transformou-se na Capital do Algodão, depois Capital dos Ventos e hoje principal cidade do sertão baiano.



A cidade foi construída através do trabalho e do esforço dos seus moradores, desde os primórdios até os dias atuais: índios, negros, brancos, tropeiros, vaqueiros, trabalhadores rurais e urbanos, funcionários públicos, professores, bancários, políticos, homens e mulheres de muitas lutas e labutas...


Está história será recontada através da criação de um site virtual da TV Latinha chamado MEMORIAL GUANAMBI 100 ANOS, que pretende reunir a memória da cidade: pré-história e origem, aspectos econômicos, culturais, sociais e políticos, Leocádia, Grupo Escolar Getúlio Vargas, Ginásio São Lucas e Guanambi, Casa de Dona Dedé, A Lagoa, Gentio, Lagoa da Espera, Mocambo, Lajedo Novo, Monte Pascoal, Toca do Índio, Água e Energia, Clube da Igreja e da Rua de Dona Dedé, Personalidades Históricas, Histórias das Famílias, Correio e Telégrafo, História do Futebol, entre outros temas.

A TV Latinha e o Blog do Latinha destaca algumas sugestões para a preparação da cidade rumo ao centenário:


  • Construção da Avenida do Riacho dos Brindes transformando em um novo cartão postal da cidade, através do plantio de árvores nativas, ciclovia e pista de caminhada (Projeto já anunciado pelo Prefeito Municipal).
  • Construção do Mirante do Monte Pascoal.
  • Construção da Praça do Lajedo Novo.
  • Mutirão de Limpeza dos focos de lixo na cidade, através de uma campanha de educação ambiental e revitalização das áreas.


  • Implantação do Parque Ecoturístico Poço do Magro.
  • Projeto de Revitalização da Lagoa da Espera e Casarão dos Barros.
  • Revitalização da Praça José Ferreira.
  • Construção da Biblioteca Municipal.
  • Projeto de arborização e limpeza das entradas da cidade.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão