WAGNER VAI À CHINA E ITÁLIA EM BUSCA DE INVESTIMENTOS PARA A BAHIA

BAHIA ECONÔMICA
09/11 - 17:00hs -

 
A prospecção e a atração de novos investimentos são os principais objetivos da missão do secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, que começa nesta sexta-feira (10/11) em Xiamen, na China. A extração e beneficiamento de rochas ornamentais será o ponto principal da apresentação para três empresas do setor mineral.
 
A Bahia é o 3º produtor brasileiro de rochas ornamentais em valor, que pela diversidade em textura e padrões cromáticos têm excelente aceitação nos mercados nacional e internacional, contribuindo para manter a participação do país entre os dez maiores produtores mundiais desse tipo de bem mineral. "Além de agregar valor à cadeia, um investimento como esse gera empregos e renda para os baianos", afirma Wagner.
 
De acordo com o superintendente de Promoção do Investimento da SDE, Paulo Guimarães, que acompanha o secretário na viagem, a Bahia dispõe de duas áreas privilegiadas para abrigar um polo graniteiro e verticalizar a cadeia produtiva de rochas ornamentais.
 
"Ilhéus e Vitória da Conquista, regiões Sul e Sudoeste do estado, concentram mais de 70% do volume dos granitos baianos produzidos. Além de manter o bem mineral no estado, a logística também seria otimizada, já que a distância das pedreiras até esses dois municípios é muito menor que o percurso rodoviário para Vitória e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, principais centros consumidores das rochas ornamentais baianas", diz Guimarães.
 
Energia Renovável - A missão será finalizada em Milão, na Itália. A primeira visita será na Fimer, empresa com duas divisões, uma em soldagem que combina tecnologia e design para fazer máquinas inovadoras. A outra divisão é voltada para o mercado fotovoltaico, com desenvolvimento de um sistema mais eficiente para produção de energia.
 
A segunda visita será à Zucchetti Centro Sistemi, empresa de software e tem como missão criar produtos inovadores, eficientes e competitivos, responsável pela produção do ZCS Azzurro, um inversor fotovoltaico de última geração que promete eficiência operacional e economia de energia. Wagner retorna ao Brasil em 15 de novembro.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão