Prefeito de Caetité suspende a licença ambiental da Fazenda Vigário



O Prefeito Municipal de Caetité, Aldo Gondim, publicou hoje(6) o Decreto Nº  062 que suspende temporariamente a licença ambiental expedida em favor da empresa Marcos Vinícius da Silva ME, que visa explorar uma lavra de areia na Fazenda Vigário na comunidade de Boa Vista.

A decisão do prefeito reflete uma vitória das comunidades rurais de Boa Vista, povoado de Santa Luzia, São Miguel, Barra de Caetité e Candonga fizeram uma grande mobilização contra a implantação e liberação da licença ambiental de uma lavra de areia nas proximidades da nascente do Sítio Vigário.

A licença ambiental foi liberada pela Secretaria de Meio Ambiente de Caetité e a empresa iniciou o processo de implantação do areal sem cumprir as condicionantes ambientais prevista na legislação, o que provocou uma grande revolta das comunidades.

Os mananciais da Boa Vista são fontes de água doce utilizados  historicamente para o abastecimento humano e animal, bem como para a produção agrícola de mais de 500 famílias de pequenos produtores na zona rural de Caetité. 

É importante a continuidade da mobilização do povo visando uma decisão definitiva do Executivo Municipal de preservação e recuperação dos mananciais de água do Vale da Boa Vista e criação de uma APA - Área de Proteção Ambiental na região.




Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão